Sistema Famasul alerta produtores sobre início do vazio sanitário
CI
Imagem: Pixabay
AGRICULTURA

Sistema Famasul alerta produtores sobre início do vazio sanitário

Cultivo de grãos fica proibido a partir de 15 de junho; medida é válida por 90 dias
Por:

Os produtores rurais precisam ficar atentos ao início do vazio sanitário. Serão 90 dias de proibição do cultivo de soja em Mato Grosso do Sul, sob risco de penalidades, de acordo com a Lei Estadual n. 3.333 de 21 de dezembro de 2006. O período vai de 15 de junho a 15 de setembro.

Crucial para evitar a expansão de focos de ferrugem asiática nas lavouras, o vazio sanitário é um período estabelecido por meio de normativas em treze estados brasileiros e o Distrito Federal.

A ferrugem asiática é a doença de maior expressão da cultura da soja, que causa o maior prejuízo. O principal dano ocasionado é a desfolha precoce, que impede a formação dos grãos e reduz sua produtividade de 30% a 75%. Para respeitar o vazio sanitário, após a colheita da soja, o produtor precisa destruir as plantas por meio da aplicação de produtos químicos ou com métodos físicos.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.