CI

Sistema Famasul e UFMG promovem 1º Workshop do Leite em Campo Grande

Com vagas limitadas, o evento terá uma programação diferenciada


Com vagas limitadas, o evento terá uma programação diferenciada

Oferecer informações técnicas assertivas e aliar conhecimento teórico e prático para profissionais, estudantes e produtores de bovinocultura de leite. Este é o objetivo do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS ao realizar nos dias 15 e 16 de setembro, o Workshop do Leite, em parceria com a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.

Com vagas limitadas, o evento terá uma programação diferenciada que abordará no primeiro dia (15/09) assuntos como criação e manejo de bezerras, além de fatores que influenciam na reprodução das vacas leiteiras. Na segunda etapa (16/09) acontecerá a parte prática, com visitas técnicas a quatro propriedades especializadas na atividade: São Miguel Arcanjo, Steinbek, Rondinella e São Gabriel.

Segundo o consultor técnico da FAMASUL, Rodney Guadagnin, o encontro atenderá uma lacuna confirmada entre os profissionais que atuam no cotidiano da atividade leiteira. “Temos acompanhado eventos de renome que trouxeram difusão tecnológica sobre pecuária de leite, porém, ainda existe a necessidade de um foco mais especializado aos técnicos. Por isso, convidamos quatro professores com vasta experiência para detalhar em profundidade os temas apresentados”, explica.

Guadagnin acrescenta que as vagas serão limitadas a 190 participantes para palestras e 100 aos interessados em participar das visitas técnicas. “Optamos por realizar um evento com vagas limitadas, a fim de melhor atender os inscritos e esclarecermos todas as dúvidas que surgirem. Por isso, é importante que os interessados acessem o portal do evento e confirmem a participação”.

Conheça mais o currículo dos palestrantes:

Sandra Gesteira Coelho

A palestrante é graduada e tem mestrado (área reprodução) em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, com doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (área nutrição). Professora associada da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora de Mestrado e Doutorado pela Escola de Veterinária da UFMG e orientadora de mestrado pelo Instituto de Ciências Agrarias UFMG. Autora de artigos sobre nutrição e manejo de bezerros, nutrição, reprodução e manejo de vacas de leite. Coordenadora do Centro de Extensão da EV.UFMG (1999- 2002), Diretora da Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa EV.UFMG (2002 - 2004), Chefe do Departamento de Zootecnia EV.UFMG (2010-2011), atualmente Vice Diretora da Escola de Veterinária UFMG. (Palestra: “Bezerras, como e por que criá-las bem?”).

Elias Jorge Facury Filho - graduação em Medicina Veterinária pela UFMG (1986), mestrado em Medicina Veterinária pela UFMG (1992) e doutorado em Ciência Animal pela UFMG (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais nas disciplinas Clínica de Ruminantes e Medicina de Produção de Ruminantes. Participa do Programa de Pós Graduação em Ciência Animal e trabalha com linhas de pesquisa nas áreas de Período de transição de vacas leiteiras, Doenças metabólicas, Neuropatias em ruminates, Doenças parasitárias, Fluidoterapia em bovinos, Sistema locomotor dos bovinos, Neonatologia e Sanidade dos bezerros. (Palestra:“A saúde das bezerras e novilhas leiteiras”).

Mônica M. O. Pinho Cerqueira

Graduada em Medicina Veterinária pela UFMG (1984), Mestre em Medicina Veterinária pela UFMG (1988) e Doutora em Ciência Animal pela UFMG (2000). Atualmente é Professora Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenadora Geral do Laboratório de Análise da Qualidade do Leite (LabUFMG - RBQL). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Qualidade de Leite e Derivados, Microbiologia de Leite e derivados, Doenças transmissíveis por leite e derivados, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, leite, leite cru, microbiologia e inspeção de leite e derivados. Orienta estudantes de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. (Palestra: “Conhecendo a qualidade do leite”).

Álan Maia Borges

Possui graduação em UFMG (1993), Mestrado e Doutorado em Zootecnia pela UFV (1998 e 2001). Pós Doutor em 2003 pela UFMG (PRODOC, CAPES - 2003) e em Swansea University (Reino Unido, 2011). Diretor do Hospital Veterinário da Escola de Veterinária da UFMG. Professor Associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos, zebu, anestro, vacas mestiças, produção de embriões, imunologia uterina e pós-parto. (Palestra: ”Fatores de influência sobre a reprodução das vacas leiteira”).

Serviço  

O 1º Workshop do Leite será realizado nos dias 15 e 16 de setembro, pelo Sistema Famasul em parceria com a UFMG. As vagas são limitadas e podem ser confirmadas no endereço eletrônico: https://www.sympla.com.br/1-workshop-do-leite__86932

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.