CI

Sistema informatizado de apoio às boas práticas de manejo e gestão ambiental na aquicultura

O Dia de Campo na TV vai apresentar o Aquisys versão 1.3, um sistema informatizado de apoio às boas práticas de manejo e gestão ambiental.


O Dia de Campo na TV vai apresentar o Aquisys versão 1.3, um sistema informatizado de apoio às boas práticas de manejo e gestão ambiental da aquicultura validado para produção de tilápia, prioritariamente em viveiro escavado. Com orientações rápidas e expeditas de conformidade às práticas necessárias para atender às condições mínimas de Boas Práticas de Manejo (BPA) e de gestão ambiental, o sistema apoia a difusão de práticas que minimizam impactos ambientais do sistema de produção.

O Aquisys traz orientações levando à observação de práticas que possam ser geradoras de problemas ao próprio sistema de produção, como a fonte de água captada para uso no sistema, a vegetação predominante na área de influência da piscicultura, o uso e armazenamento de produtos, por exemplo. Com a ferramenta o produtor tem acesso a informação e conteúdos que podem auxiliá-lo na hora da tomada de decisão, seja aquela viabilizada pelas avaliações expeditas oferecidas, pelos documentos orientadores que disponibiliza ou pelos links de acesso a algumas instituições, entre outros, que possibilitam ampliar conhecimento a temas de interesse para a aquicultura.

Entre eles, destacam-se os cálculos necessários para o acompanhamento de biometrias, disponível também para sistema em tanque rede onde torna automática a obtenção de indicadores de ganho de peso e de taxa de conversão alimentar aparente. O Aquisys também disponibiliza indicativos de arraçoamento em função da temperatura da água do viveiro e da fase de vida do peixe, além da avaliação de indicadores econômicos do sistema de produção, e outras opções. Ele é um sistema indicador e não exclui a necessidade de acompanhamento local da propriedade por profissional habilitado para diagnósticos mais precisos.

Segundo a pesquisadora Maria Conceição Pessoa, que coordenou o desenvolvimento do sistema, a versão 1.3 apresenta significativas alterações de conteúdo, quando comparada à versão protótipo pelo Projeto Aquabrasil. As alterações foram realizadas pelo processo de validação de conteúdo do software realizado junto aos produtores de tilápia e por pesquisadores da área de aquicultura, ambos de várias regiões brasileiras. Participaram do desenvolvimento da versão 1.3 as unidades Meio Ambiente, Tabuleiro Costeiros, Agropecuária Oeste, Amazônia Ocidental e Pesca e Aquicultura, como também a Agencia Paulista de Tecnologia dos agronegócios (Apta) Polo Regional Leste Paulista de Monte Alegre do Sul. O Aquisys 1.3  é acessado de forma gratuita e online via Internet, por tablets, celulares e smart phones,, em www.cnpma.embrapa.br/aquisys .

O Dia de Campo na TV  "Aquisys versão 1.3 – Sistema informatizado de apoio às boas práticas de manejo e gestão ambiental na aquicultura" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) em parceria com a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.