Agronegócio

Site trará orientação sobre captação de água no RS

O site da Defesa Civil do RS deve divulgar dados sobre o nível dos rios dos Sinos e Gravataí
Por: -Redação
1 acessos

O site da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul (www.defesacivil.rs. gov.br) deve divulgar, a partir deste sábado (18-11), dados sobre o nível dos rios dos Sinos e Gravataí. Conforme o diretor técnico de Defesa Civil, major Aroldo Medina, a intenção é aumentar a publicidade dos dados para que os produtores saibam quando está autorizada e proibida a captação de água.

A decisão foi tomada, nessa quinta-feira, em reunião com a Procergs. Também foi encaminhada à Univates uma consulta sobre os custos para que a universidade monitore o nível dos rios. Medina destacou que as resoluções 29 e 30 do Conselho de Relações Hídricas ainda estão em vigor. Com isso, a captação de água para irrigação das lavouras orizícolas somente está autorizada quando o nível estiver acima do ponto de alerta.

Quando o rio estiver no nível de alerta, as resoluções prevêem captação alternada. No caso dos Sinos, é de três dias de interrupção e captação em dois. Quando estiver abaixo do índice de alerta, fica suspensa. O diagnóstico varia conforme o ponto do rio mas, de uma forma geral, é de um metro acima do nível do mar. Devido às diferenças de medição, o produtor deve basear suas ações na Defesa Civil, e não nas réguas.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink