CI

Sítio Modelo faz sucesso na Agrifam 2009

Projeto apresenta benefícios diretos ao pequeno agricultor, tais como sistemas de irrigação de baixo custo, biodigestor, pecuária leiteira, sistema de produção agroflorestal, compostagem e cultivo orgânico de plantas medicinais


A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp foi responsável pela montagem e o funcionamento do Sítio Modelo, um dos espaços mais visitados da Agrifam, evento voltado para a agricultura familiar e o trabalho rural que aconteceu no município de Agudos, de 31 de julho a 2 de agosto.

Coordenado pelos alunos integrantes da empresa júnior Cenagri Jr. Consultoria Agrícola, o Sítio Modelo apresentou diversos projetos desenvolvidos pela Faculdade que podem trazer benefícios diretos ao pequeno agricultor, tais como sistemas de irrigação de baixo custo, biodigestor, pecuária leiteira, sistema de produção agroflorestal, compostagem e cultivo orgânico de plantas medicinais.

Vários projetos chamaram a atenção dos visitantes da Feira. “Achei muito interessante o sistema de irrigação” disse Maria de Jesus Barbosa, produtora rural da região Birigui. “É totalmente aplicável à nossa propriedade pela facilidade e o baixo custo”.

José Roberto Salla, educador ambiental na cidade de Porto Ferreira elogiou a iniciativa da conscientização dos agricultores para uma produção mais sustentável. “Trabalhamos com compostagem na nossa cidade para a educação das crianças. É muito importante trazer essas informações para os agricultores porque além de diminuir a quantidade de resíduos podem trazer bons resultados econômicos”.

Durante a solenidade de abertura da Agrifam, o secretário de desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin também elogiou as instalações do Sítio Modelo. “Sei da garra, do esforço e da luta dos agricultores familiares. Esse Sítio Modelo é uma coisa maravilhosa que busca colaborar com os nossos agricultores com profissionalismo, tecnologia, inovação e estímulo”.

O docente da Unesp de Jaboticabal e ex- ministro da Agricultura Roberto Rodrigues também elogiou a colaboração das universidades para o desenvolvimento do segmento. “A Feira mostra que as universidades e institutos de pesquisa estão criando tecnologia para a agricultura familiar e viabilizando um jeito de fazer agricultura competente, eficiente e socialmente fundamental para o tecido do agronegócio paulista e brasileiro”, afirmou. “Hoje a agricultura familiar não é um processo à margem. Ela faz parte das cadeias produtivas que compõem o agronegócio e esse é o caminho do futuro”.

A Faculdade de Ciências Agronômicas também marcou presença na Agrifam com um estande próprio no pavilhão de exposições e com a participação de empresas residentes na Prospecta – Incubadora Tecnológica de Botucatu, projeto desenvolvido pela unidade em parceria com Sebrae/SP, Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), Prefeitura Municipal de Botucatu e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério de Ciência e Tecnologia. As informações são da assessoria de imprensa da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu – FCA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.