CI

Software usa aprendizado artificial para medir raízes

"Um dos pontos fortes do MyRoot é que, além de ser muito preciso, é muito útil para o usuário final"


Uma equipe interdisciplinar do Centro de Investigação em Agricultura Genomics (CRAG) e La Salle Universidade Ramon Llull, ambos da espanha, desenvolveu um software em que o uso de processamento de imagem e aprendizagem de máquina, permite que os pesquisadores semi-automatizem a análise de comprimento da raiz de pequenas plantas de  Arabidopsis thaliana. Chamado MyRoot, ele foi disponibilizado para a comunidade de pesquisa para que possa ser usado gratuitamente. 

A raiz é um órgão essencial para o desenvolvimento da planta e seu crescimento, além de ancorar a planta no solo, a raiz absorve água e nutrientes. Portanto, ser capaz de analisá-lo é fundamental tanto na pesquisa acadêmica quanto na aplicada à agricultura. Isabel Betegón-Putze passou três anos fazendo sua tese de doutorado no CRAG, e nesse período ela passou muitas horas medindo as raízes da Arabidopsis em fotos. "Eu havia experimentado softwares de análise semiautomáticos, mas nem todos eram precisos ou eram muito difíceis de usar", explica Betegón-Putze. 

"Um dos pontos fortes do MyRoot é que, além de ser muito preciso, é muito útil para o usuário final. Para isso, tem sido fundamental incluir biólogos vegetais como Isabel no processo de desenvolvimento, levando em consideração suas opiniões e necessidades ", explica Alejandro González, outro pesquisador responsável. 

Para isso, foi demonstrado que usando o MyRoot os mesmos resultados são obtidos com a análise manual, mas investindo metade do tempo. A comparação do MyRoot com outros softwares disponíveis sugere que, devido à facilidade de uso, precisão e tempo gasto em medições, o MyRoot pode se tornar uma ferramenta amplamente utilizada por pesquisadores acadêmicos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.