Softwares auxiliam produtores do pré-plantio até a venda
CI
Imagem: Divulgação
SOJA

Softwares auxiliam produtores do pré-plantio até a venda

Agricultores têm controle da fazenda na palma da mão e tranquilidade para tomar as decisões mais assertivas
Por:

Os agricultores das principais regiões produtoras de grãos do País estão animados iniciando o plantio da safra 2020/21 da soja que promete ser recorde. As informações preliminares indicam que a oleaginosa terá colheita de 133,5 milhões de toneladas. Com a forte valorização da moeda americana e os preços para exportações em patamares nunca vistos, os produtores mais tecnificados já estão de olho no futuro, tendo alguns deles já negociado parte da venda da safra de 2022. Este planejamento só é possível porque estas propriedades já implantaram um sistema eficiente de controle e gestão dos processos.

De acordo com Wellington Sena, engenheiro agrônomo e consultor pré-venda e arquiteto de soluções da GAtec - AgTech especializada no desenvolvimento de ferramentas para a gestão agroindustrial, as ferramentas de gestão são fundamentais nas tomadas de decisões estratégicas. Esse suporte começa desde o planejamento da safra, passando pelas atividades durante a condução da cultura, chegando até o processo de armazenagem e comercialização da produção.

 “Como a soja é uma commodity que tem um mercado que dita o preço de venda, o produtor não tem controle sobre isso, sendo assim é fundamental que ele saiba o do seu custo de produção. Aí que entra a importância do uso de ferramentas que dê a segurança e o controle sobre estas informações’, diz o engenheiro agrônomo.

Com o uso de ferramentas de gestão, o produtor sabe exatamente sobre os seus custos de produção e quais os pontos de atenção para que ele possa agir a tempo. “Sem uma solução que de este auxílio, o agricultor passa a se basear apenas em números genéricos de sua região que são fornecidos por estudos que trabalham com as médias destes valores de produção”, ressalta Sena.

Solução disponível

A GAtec disponibiliza ferramentas de gestão que se inicia com o planejamento e orçamentação da safra, controle das atividades de campo desde o pré-plantio até o pós-colheita. Somado a isso, há o monitoramento de pragas e clima, utilização dos recursos, como máquinas, insumo e mão de obra, passando por pesagem, classificação e armazenagem da produção.

Todas as informações podem ser apontadas em dispositivos mobile off-line diretamente do campo e apresentadas em relatórios dinâmicos, dashboards e mapas temáticos. Uma das principais características dos controles GAtec é que todas as informações são apresentadas em uma linguagem gerencial e que se aproxima da maneira em que o gestor do campo necessita (dados por talhão, variedade, atividade, entre outros) sem comprometer a visão contábil da empresa que atende a visão administrativa da propriedade.

Outra vantagem é que o agricultor tem informações sobre sua lavoura em tempo real. Isso dá uma agilidade que pode ser o fator determinante para que possa tomar uma decisão de correção ainda com o processo em andamento na lavoura. “Esse tipo de gestão só é possível quando as informações são apontadas diretamente no sistema no campo e de maneira instantânea são processadas pela ferramenta”, diz o consultor.

O software também mantém um histórico das safras anteriores que podem servir como base de comparação e estão disponíveis de forma ágil e simples. Segundo Sena, a integração entre as ferramentas que atende todos os processos também evita o retrabalho de digitação destas informações e as planilhas com informações “paralelas” deixando assim o gestor com um tempo maior para realmente analisar as informações.

Vendas futuras

O produtor que deseja iniciar ou ampliar a venda futura de sua produção de soja, para assim garantir parte do faturamento para cobrir as despesas, mas que têm dificuldades e pouco habilidade de entender os indicadores, a solução mais indicada é o GAtec Commerce. A plataforma é uma solução focada na comercialização de commodities agrícolas, como a própria soja, além de milho, algodão, gado, açúcar, entre outros.

De acordo com engenheiro agrônomo, a ferramenta é uma excelente alternativa para momentos como estamos vivendo, de mercado aquecido e dólar alto. O seu grande diferencial é que ela trata os pontos técnicos que compõe um contrato de compra e venda destes produtos. Além disso, a plataforma organiza as informações complexas do contrato em um único local, disponibilizando estas em relatórios e dashboards de maneira ágil. “O acesso rápido a todas as informações do contrato e muito importante para equipe de gestão, pois facilita a análise e da mais agilidade ao processo”, ressalta Sena.

Com o GAtec Commerce, o produtor terá a gestão total dos processos de comercialização de suas commodities em todas suas etapas. Além de contratos mercado futuro, destacam-se: elaboração dos contratos, precificação, controle de embarque, classificação, controle dos lotes, gestão das despesas rodoviárias/portuárias, contratos mercado interno e contratos mercado externo. “Fazemos a gestão completa do processo de comercialização das commodities tanto de produtores que comercializam a sua produção própria e estamos atingindo o mercado das Tradings que atuam neste mercado agro”, finaliza Sena.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink