CI

Soja: Como fica em 2022?

Em relação à receita, prosseguem os analistas, os números iniciais indicam US$ 42,103 bilhões


Foto: Leonardo Gottems

A Consultoria DATAGRO anunciou nesta quarta-feira, 23 de Junho, suas primeiras projeções para o ano de 2022 no que diz respeito ao desempenho do complexo soja, incluindo grão, farelo e óleo de soja. Os analistas de mercado prevêem para o próximo ano um avanço “apenas de volume sobre o ano atual”.

Isso ocorre, de acordo com eles, uma vez que a expectativa é de “retração nos preços médios em todo o complexo, devendo resultar em receita total menor”. A consultoria projeta o total de vendas e embarques externos do complexo soja em 109,2 milhões de toneladas, o que representaria um desempenho 2,5 por cento superior ao recorde previsto para a safra deste ano.

Para chegar a esse total, a DATAGRO levou em conta a projeção de embarques de 90,5 milhões de toneladas da oleaginosa, ou seja, 3,4 por cento de aumento na comparação entre 2020 e 2021. Por outro lado, dizem os especialistas, haverá manutenção dos 18 milhões de toneladas do farelo de soja e retração no óleo de soja, para apenas 700 mil t, uma queda de 33,3 por cento na comparação com este ano.

Em relação à receita, prosseguem os analistas, os números iniciais indicam US$ 42,103 bilhões, o que contabilizaria perda de 7,6 por cento sobre o ano atual. Estimam ainda a redução na participação das exportações do setor na pauta geral do País, dos 20,5 por cento de 2021 para 18,1 por cento em 2022. 

“Apesar de menor, essa nova taxa ainda segue muito superior aos 13,8 por cento da média para os últimos dez anos, e, caso se confirme, seria a segunda maior da história”, destaca Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.