Soja: o grão que transformou o interior do Brasil

Agronegócio

Soja: o grão que transformou o interior do Brasil

Municípios como Sorriso (MT) têm na cultura da oleaginosa a base de sua economia
Por: -Marianna
3992 acessos
Com uma plantação de 600 mil hectares de soja, o município de Sorriso, no Mato Grosso, vive um novo recorde: uma produtividade média de 62 sacas por hectare e uma produção estimada em 2 milhões e 300 mil toneladas.

Diante desses números, é difícil imaginar o município há 30 anos atrás, quando a cultura da oleaginosa dava os seus primeiros passos na região, introduzida por agricultores vindos principalmente dos estados do sul do Brasil. “A produção começou com bastante dificuldade, pois não existiam variedades adaptadas para a região do cerrado; não havia fertilidade nenhuma nas terras e havia o problema da acidez”, conta

Elso Vicente Pozzobon, presidente do Sindicato Rural de Sorriso. “Naquela época, não se tinha certeza se a cultura teria sucesso; felizmente teve”, comemora.

Além disso, a localização geográfica de Sorriso também trouxe dificuldades. “Estamos em uma região muito distante de portos; por isso, o custo, tanto para trazer insumos quanto para escoar a produção, é muito alto”, explica Pozzobon. “Superamos essas deficiências com produtividade”. Atualmente, a China é o principal destino da soja produzida na região, que tem os portos de Santos e Paranaguá como os seus principais corredores de exportação.


Para Pozzobon, foram as adversidades que tornaram a região uma referência na produção de soja. “A dificuldade fez o produtor se profissionalizar”, comenta. A soja é hoje a principal cultura da região e é de fundamental importância na economia de municípios essencialmente agrícolas, como Sorriso.


No dia da soja, comemorado em 23 de abril, o Agrolink parabeniza todos aqueles que apostaram nesta cultura de primordial importância para o agronegócio brasileiro.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink