Soja: preço cai nos portos e sobe no interior
CI
COTAÇÕES

Soja: preço cai nos portos e sobe no interior

“No RS cerca de 42% da safra de soja de 2018/19 já foi negociada"
Por: -Leonardo Gottems

Os preços da soja acabaram registrando queda de 0,39% nos portos, nesta segunda-feira, para R$ 80,81/saca, mas subiram no interior 0,45%, para R$ 75,35/saca, elevando os ganhos do mês para 7,44%. Foi isso que informou a pesquisa diária do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada  (Cepea). 

De acordo com o especialista Luiz Fernando Pacheco, analista da T&F Consultoria Agroeconômica, o mercado futuro de Chicago fechado nesta segunda-feira fez com que faltasse liquidez com a ausência das Tradings dos mercados de exportação. Nesse contexto, ele afirmou que boa parte da soja do estado do Rio Grande do Sul já foi negocida. 

“No RS cerca de 42% da safra de soja de 2018/19 já foi negociada, restando, portanto, 58%. No PR, as vendas tinham alcançado 52% até dois domingos atrás, mas já deve ter aumentado este percentual com as vendas da semana encerrada no dia 24/5”, informou o especialista Pacheco. 

Para as próximas vendas, alguns fatores devem ser decisivos, tais como a disputa comercial dos Estados Unidos com a China, que afeta os grandes estoques finais nos EUA, os efeitos do subsídio para a safra 2018/2019 de soja norte-americana e o clima nos EUA, onde as inundações estão atrapalhando o plantio. Além disso, deverão ser levados em conta a produção na América do Sul e a demandada China, que poderá afetar os prêmios nos portos brasileiros. 

Ao mesmo tempo, o porto de Paranaguá está se preparando para movimentar a maior carga de farelo para exportação. “O Porto de Paranaguá vai movimentar nesta semana a maior carga de grãos para exportação de sua história, ou 90 mil toneladas de farelo de soja em um único navio, o equivalente à capacidade de mais de 2,5 mil carretas. Em nota, a administração do porto diz que a operação para carregar o navio chinês Lan Hua Hai, que chega hoje à noite, deve durar quatro dias”, conclui. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.