CI

Soja: revisada, produção vai a 25,7 milhões de ton em MT


A previsão de safra recorde de soja em Mato Grosso está confirmada para a próxima temporada. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o estado deve produzir 25,7 milhões de toneladas. Se comparado com a previsão inicial divulgada em maio deste ano, houve um aumento de 500 mil toneladas na estimativa, frente as 25,2 milhões de toneladas anteriormente.


A área plantada com soja não sofreu alteração, permanecendo na intenção de semeadura em 8,3 milhões de hectares. A região com maior destaque continua sendo a médio-norte, onde devem ser cultivados cerca de 2,9 milhões de hectares neste ciclo, indicou o Imea em seu boletim semanal, divulgado na segunda (14).

Plantio

Até o final da semana passada, 9,1% da área total prevista já tinham sido cultivados no Estado. Desta forma, o cultivo está 8,2 pontos percentuais atrasado, se comparado aos 17,3% do mesmo período da temporada passada.

A produtividade média da soja deve chegar a 52 sacas por hectare em 2013/14, demonstrando aumento de duas sacas frente a média de 50 sacas/ha registrada em 2012/13. Exceto a região noroeste de Mato Grosso, as outras seis devem apresentar aumento na produtividade por hectare.


A inovação deste levantamento em relação aos outros é o uso de imagens via satélite que permitiram maior precisão sobre os números divulgados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.