CI

Soja: Safra recorde a caminho?

Rabobank analisa o cenário


Foto: Pixabay

Nos últimos meses, a safra de soja nos Estados Unidos foi afetada pelo clima seco e altas temperaturas, levando a uma redução na estimativa da safra. Isso resultou em um aumento nas exportações brasileiras de soja e causou um leve aumento nos preços do mercado local. Em setembro de 2023, os preços da soja subiram 1% em relação ao mês anterior, mas ainda apresentaram uma redução de 21% em comparação com os níveis de janeiro de 2023.

“É esperado que a produção global da oleaginosa alcance um novo recorde para o ciclo 2023/24. O USDA aponta para uma produção global de 401 milhões de toneladas, um aumento de 34 milhões de toneladas se comparado ao ano passado. Em um cenário onde a demanda deverá crescer em um ritmo mais lento do que a oferta, é esperado um aumento dos estoques globais da oleaginosa. Mediante este cenário, os preços poderão atingir patamares menores para o próximo ciclo”, comenta o Rabobank, que foi quem divulgou as informações.

Nesse cenário, a safra de soja brasileira atingiu um recorde em 2022/23, estimada em 156 milhões de toneladas pelo Rabobank, representando um aumento de 28 milhões de toneladas em relação à safra anterior. As exportações de soja também alcançaram um recorde de 81 milhões de toneladas entre janeiro-23 e agosto-23, um aumento de 15 milhões de toneladas em comparação com o mesmo período do ano anterior. O esmagamento de soja aumentou em 2 milhões de toneladas em relação ao ano anterior. No entanto, apesar do aumento na demanda, o forte aumento na oferta de soja durante o ciclo 2022/23 pressionou os preços da oleaginosa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.