CI

Soja: Semana começa com preços em queda

“A queda de 0,72% nas cotações da soja em Chicago superou a alta de 0,26% do dólar"


A semana começou com preços da soja em queda de 1,87% nos portos e 1,35% no interior, segundo informou o especialista Luiz Fernando Pacheco, analista da T&F Consultoria Agroeconômica. Nesse cenário, ele explicou que a queda em Chicago acabou superando a alta do dólar. 

“A queda de 0,72% nas cotações da soja em Chicago superou a alta de 0,26% de um dia morno do câmbio no Brasil. Além disso, os prêmios caíram cerca de 8 cents/bushel para maio, 5 para junho, embora tenham aumentado 5 para julho. Com isto, os preços da soja sobre rodas nos portos do Sul ou seus equivalentes em outras regiões do país, caíram 1,87% para R$ 74,69/saca, aumentando as perdas de abril para 3,89%. No interior, os preços recuaram 1,35% para a média de R$ 70,20, aumentando as perdas do mês para 3,19%”, escreveu ele em seu boletim informativo diário. 

Para que isso acontecesse, foram necessários alguns fatores, como o fato de que a China ficou ausente do mercado, com os as margens de esmagamento 3 dólares/t menores. Além disso, o mercado físico internacional permaneceu quieto, com preços praticamente inalterados e o mercado de Paper, em Paranaguá, negociou maio a + 22, contra +33 há 10 dias. 

Nos Estados Unidos, as enchentes fizeram com que o plantio da soja ficasse um pouco atrasado. “O excesso de umidade e enchentes nas áreas ao longo do Rio Mississipi atrasaram o plantio de soja americana da safra 2019/20. Segundo o relatório semanal de acompanhamento das culturas, divulgado nesta segunda-feira pelo USDA, ele está apensas 3% completo, contra 5% na mesma semana do ano passado e 6% na média dos últimos 5 anos. Nada que não possa ser recuperado, mas não é este o problema”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.