CI

Soja 2020/21 está 62,5% comercializada

Limitação pelo próprio volume já vendido; Preocupações com atraso na colheita


Foto: Leonardo Gottems

A comercialização da safra de soja brasileira 2020/21 avançou pouco neste último mês, mas já atingiu 62,5% da produção esperada até o último dia 5 de março, aponta a Consultoria DATAGRO. De acordo com o levantamento, o resultado ficou acima dos 57,8% da safra passada (que já foi recorde) e da média de 49,1% de cinco anos para o período. 

O incremento em fevereiro de 2021 foi de apenas 2,1% sobre o relatório anterior, divulgado em fevereiro, e muito aquém dos 8,3% do padrão normal de avanço para o período. “Embora lento, o movimento confirmou nossa expectativa, uma vez que na maior parte dos casos os valores de fevereiro ficaram abaixo dos patamares de janeiro. Limitação também pelo próprio volume já excessivamente vendido e preocupações com o atraso na colheita”, destaca Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.

De acordo com ele, os produtores brasileiros têm um total compromissado de 84,90 milhões de toneladas, tomando como base a previsão atual de produção da safra 2021 ajustada neste último mês para 135,68 milhões de toneladas. Em igual período do ano passado, esse volume de produção negociado estava bem menor, tanto em termos nominais quanto absolutos, chegando apenas a 73,49 mi/t. 

Para a safra 2021/22, aponta a DATAGRO, a comercialização chegou a 11% de comprometimento comercial. O resultado ficou muito acima dos 3,8% da média dos últimos cinco anos, mas ligeiramente inferior aos 11,8% do recorde anterior, ocorrido em igual momento de 2020. 

“A projeção preliminar, que considera área maior em 2,9%, clima razoavelmente regular, e produtividade dentro da normalidade, estima que a safra brasileira do próximo ano tem potencial para atingir 141,17 mi t, sendo assim, teríamos 15,50 mi t comercializadas antecipadamente pelos sojicultores brasileiros. Volume ligeiramente acima dos 15,00 mi t desta mesma época em 2020”, conclui a DATAGRO.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.