CI

Soja abre fevereiro em alta nos EUA

China se ofereceu para comprar 5 milhões de toneladas de soja dos EUA


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (1º.02) alta de 2,50 pontos no contrato de Março/19, fechando em US$ 9,1775 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 2,00 e 2,50 pontos.

Os principais contratos futuros iniciaram o mês com leves ganhos no mercado norte-americano da soja, com “pequena” compra chinesa. “Após o encontro de dois dias entre representantes comerciais dos EUA e da China, um funcionário da Casa Branca afirmou que a China se ofereceu para comprar 5 milhões de toneladas de soja dos EUA. Na sexta-feira, fontes do comércio informaram que empresas estatais chinesas compraram pelo menos 1 milhão de toneladas para entrega em abril e julho”, aponta o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica. 

De acordo com a Consultoria AgResource, o mercado ganhou “lenha para a fogueira” especulativa, com intenções de compras chinesas confirmadas para a soja estadunidense: “Os relatos oficiais dizem que, pelo menos, 2 MT do grão-EUA serão garantidos por importadores estatais da China, o que disparou as compras de contratos da soja aqui em Chicago”. 

“Os bastidores do mercado já possuíam um sentimento otimista de que Trump e Jinping entraria em um potencial acordo reconciliatório, entretanto a especulação carecia de confirmação. Ainda não há nenhum acordo entre os EUA e a China sendo talhado, conteúdo as vendas norte-americanas apresentam um sinal sólido na direção de um fim da Guerra Comercial. No começo do dia, as cotações na CBOT até traziam uma alta mais expressiva, só que o entusiasmo foi sendo perdido ao longo das operações desta sexta-feira”, concluem os analistas da ARC.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.