CI

Soja acima de US$ 10: Considere fixar exportação

Este nível “não estará quando a próxima safra for colhida no Brasil”, diz T&F


Foto: Ivan Bueno/APPA

A cotação da soja para o contrato do mês de Maio de 2021 caiu 13,5 pontos percentuais nesta segunda-feira (21.09), para US$ 10,1550 – mas ainda acima de dez centavos por bushel. De acordo com os analistas da TF Consultoria Agroeconômica, este nível ainda é considerado “excelente para a próxima temporada”.

Segundo os especialistas, todos os indicativos apontam diversas razões para acreditar que este nível “não estará quando a próxima safra for colhida no Brasil”. “Apesar do atraso no plantio da América do Sul, a safra brasileira deverá ser (muito) maior do que a deste ano e pressionará Chicago a partir de março”, completa a equipe da T&F.

“Assim, nossa recomendação é, se você tem contratos de exportação de soja FOB ESTIVADO (que é diferente das vendas sobre rodas no porto) para a próxima temporada, aproveitar para fixar a cotação na CBOT (não o prêmio, porque este vai aumentar, como explicamos na última sexta-feira)”, complementas os analistas.

CHINA DESACELERA COMPRAS

De acordo com a Consultoria ARC Mercosul, diferente das últimas semanas, as cotações internacionais da soja e milho abriram a semana em fortes quedas: “Os futuros na [CBOT, Bolsa de] Chicago apresentaram uma aversão ao risco, uma vez que a China desacelerou a demanda pelo grão estadunidense. Assim como a ARC alertou na última semana, essas compras chinesas de grãos norte-americanos estariam limitadas à política de reestruturação de estoques governamentais da gigante asiática, que está próximo ao fim”, completam os analistas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.