Soja ainda espera acerto com a China

ANÁLISE AGROLINK

Soja ainda espera acerto com a China

Entendimento indica que China faria forte aumento nas importações e removeria tarifa de 25%
Por: -Leonardo Gottems
613 acessos

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (1º.03) alta de 1,25 ponto no contrato de Maio/19, fechando em US$ 9,115 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 1,25 e 1,75 ponto.

Os principais contratos futuros abriram o mês de Março com ligeiras altas no mercado norte-americano da soja, com a melhora nas conversações entre Estados Unidos e China dando pequeno suporte aos preços. “Segundo relato da agência Bloomberg, a China se comprometeria com um forte aumento nas importações de produtos agrícolas e energéticos dos Estados Unidos. E, além disso, a tarifa de 25% sobre a importação de soja seria eliminada”, ressalta o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco.

De acordo com a Consultoria AgResource, anúncios não-oficiais indicaram que há um memorando de entendimento sendo talhado para o fim da Guerra Comercial: “Um documento que prevê o fim das barreiras tarifárias e a adição de pacotes de incentivos para o comércio bilateral EUA-China, foi o assunto deste fechamento de semana. O otimismo até sustentou altas no mercado de ações aqui em solo norte-americano. Entretanto, o movimento não se estendeu para a Bolsa de Chicago. A especulação de commodities agrícolas está saturada de noticiário, demandando passos concretos para a efetivação deste memorando, em meados de março”. 

A ARC alerta que um movimento positivo na Bolsa de Chicado só será mantido com ‘papéis assinados’. “No Brasil, a colheita da soja sofreu uma leve desaceleração nestes últimos dias, com chuvas excessivas no Centro-Norte do país. Um total de 55,9% foi colhido até hoje, contra 38,9% em 2018 e 51,4% em 2017”, concluem os analistas.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink