ANÁLISE AGROLINK

Soja cai com chuva na Argentina

Após valorizações importantes consecutivas
Por: -Leonardo Gottems
195 acessos

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou nesta quarta-feira (06.12) baixa de 5,75 centavos de Dólar no contrato de Janeiro/18 (o mais negociado no momento), fechando em US$ 10,0275 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 5,50 e 5,75 pontos.

Após valorizações importantes consecutivas, o mercado norte-americano da soja registrou perdas nas principais cotações dos futuros, pressionado pelo fator climático. As previsões climáticas atualizadas apontam agora mais chuvas nos próximos 15 dias na Argentina em um momento crucial para a safra atual.

“Com uma abertura apresentando certa alta, a sessão diurna aqui em Chicago hoje fechou no vermelho com o Mercado centrado nos números baixistas do relatório de safra, Stats Canada, que trouxe números de produção de trigo de 3 MT, para 30 MT. O trigo, apesar de não ser concorrente direto da demanda por soja, ainda sim faz parte de uma cesta de compras, que fundos especuladores costumam investir”, afirma a Consultoria AgResource. 

Os analistas da ARC apontam que, após uma rodada de chuvas adicionais no dia 15 e 16 de dezembro, a escassez total de precipitações voltará a tomar conta do país logo após o período: “Não há nenhuma mudança de padrão climático no médio e longo prazo. No mais, o movimento de hoje resultado de uma potencial rodada única de chuvas na Argentina ressalta o poder especulativo de um Mercado climático. Esta tendência de variações agressivas deverá continuar nos próximos meses. O acompanhamento de Mercado deve ser tido com cautela! No Brasil, o plantio da soja atinge 91,4%, contra 91,5% em 2016. E pela primeira vez no ano, o plantio ultrapassa a média de 5 anos, em 90,6%”.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink