Soja cai com vendas baixas para China

ANÁLISE AGROLINK

Soja cai com vendas baixas para China

Nas últimas semanas, foram confirmadas compras chinesas de pouco mais de 2,6 milhões de toneladas
Por: -Leonardo Gottems
86 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quarta-feira (19.12) baixa de 7,75 pontos no contrato de Janeiro/19, fechando em US$ 9,00 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 7,75 e 8,00 pontos.

O mercado norte-americano da soja registrou uma sessão de perdas nos principais contratos futuros, mesmo após o governo dos Estados Unidos ter confirmado mais uma grande compra chinesa do grão norte-americano. De acordo com o Departamento de Agricultura do país (USDA), exportadores relataram vendas de 1,199 milhão de toneladas de soja para a China. 

“Para participantes, no entanto, o número foi decepcionante. A demanda chinesa ainda está bem abaixo do que se esperava no começo do mês, quando os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, anunciaram uma trégua na disputa comercial entre os dois países. Nas últimas semanas, foram confirmadas compras chinesas de pouco mais de 2,6 milhões de toneladas de soja norte-americana, enquanto alguns analistas projetavam um volume de até 10 milhões de toneladas”, explica Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica. 

De acordo com ele, os EUA precisam reduzir seus enormes estoques do grão, que devem atingir um recorde de 26 milhões de toneladas ao fim da atual temporada, e para isso dependem de um importador de peso como a China: “O país asiático costumava ser o maior comprador de soja norte-americana, mas impôs em julho uma tarifa de 25% sobre o produto dos EUA e passou a recorrer a outras origens, como o Brasil”.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink