CI

Soja cai com vendas baixas para China

Nas últimas semanas, foram confirmadas compras chinesas de pouco mais de 2,6 milhões de toneladas


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quarta-feira (19.12) baixa de 7,75 pontos no contrato de Janeiro/19, fechando em US$ 9,00 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 7,75 e 8,00 pontos.

O mercado norte-americano da soja registrou uma sessão de perdas nos principais contratos futuros, mesmo após o governo dos Estados Unidos ter confirmado mais uma grande compra chinesa do grão norte-americano. De acordo com o Departamento de Agricultura do país (USDA), exportadores relataram vendas de 1,199 milhão de toneladas de soja para a China. 

“Para participantes, no entanto, o número foi decepcionante. A demanda chinesa ainda está bem abaixo do que se esperava no começo do mês, quando os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, anunciaram uma trégua na disputa comercial entre os dois países. Nas últimas semanas, foram confirmadas compras chinesas de pouco mais de 2,6 milhões de toneladas de soja norte-americana, enquanto alguns analistas projetavam um volume de até 10 milhões de toneladas”, explica Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica. 

De acordo com ele, os EUA precisam reduzir seus enormes estoques do grão, que devem atingir um recorde de 26 milhões de toneladas ao fim da atual temporada, e para isso dependem de um importador de peso como a China: “O país asiático costumava ser o maior comprador de soja norte-americana, mas impôs em julho uma tarifa de 25% sobre o produto dos EUA e passou a recorrer a outras origens, como o Brasil”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.