CI

Soja cai no fechamento da semana

Especulação à procura de novas fontes de sustento ou pressão


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (09.02) baixa de 4,75 centavos de Dólar no contrato de Março/18 (referência para o Brasil), fechando em US$ 9,83 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 4,75 e 5,25 pontos.

O mercado norte-americano da soja fechou a semana com perdas nos principais contratos futuros, devolvendo as valorizações do dia anterior. De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, em Chicago as cotações do farelo de soja estiveram particularmente sensíveis ao clima na Argentina, que é o maior exportador mundial, diante das informações atualizadas de continuação do clima quente e seco.

Segundo a Consultoria AgResource, as operações foram limitadas, com a especulação à procura de novas fontes de sustento ou pressão aos preços: “O dia aqui em Chicago hoje foi de muita neve, dificultando a chegada de muitos operadores e corretores da CBOT. Além do mais, o Mercado Financeiro tem passado por uma semana difícil, com alta volatilidade e movimentos agressivos, dia após dia. Hoje foi uma sessão de ‘arrefecer’ a especulação”. 

A ARC alerta que as variações climáticas para a América do Sul e as projeções do La Niña para a safra dos EUA, que serão atualizados neste fim de semana, serão os principais direcionadores dos preços da soja nas próximas sessões. 

“Os embarques norte-americanos da oleaginosa até trouxeram uma forte reação nesta última semana, no entanto não foram o suficiente para manter as estimativas de exportação do USDA em 58,8MT. Com uma redução de 1,6 MT, o USDA agora prevê as exportações dos EUA em 57,15 MT. Por outro lado, o Brasil tem tomado conta de grande parte da demanda mundial, com 69 MT de soja à serem exportadas em 17/18, segundo o Departamento”, conclui a ARC. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.