CI

Soja cai nos EUA após relatório do USDA

Devido aos estoques maiores no Brasil (maior concorrente) e na China (maior comprador mundial)


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (08.02) alta de 1,25 ponto no contrato de Março/19, fechando em US$ 9,145 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 1,25 e 1,50 ponto.

Os principais contratos futuros fecharam a semana com leves ganhos no mercado norte-americano da soja, após liberação do novo relatório de Oferta e Demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). “O relatório do USDA era para ser altista, com estoques menores no Mundo, nos EUA e na Argentina, mas as cotações fecharam em pequena alta devido aos estoques maiores no Brasil (maior concorrente dos EUA) e na China (maior comprador mundial)”, aponta o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica. 

De acordo com a Consultoria AgResource, após a longa paralisação dos servidores públicos estadunidenses, havia expectativa de grandes mudanças no mercado: “Em linhas gerais, a atualização já havia sido precificada anteriormente pela especulação, com uma redução da safra brasileira de soja 2018/19 de 122 MT para 117 MT, redução da produção EUA de 125 MT para 123,6 MT e redução dos estoques mundiais da oleaginosa de 115,3 MT para 106,7 MT, os quais se mantém em níveis recordes”. 

“Contudo, o cenário atual para os futuros da soja continua com o maior peso de interferência sobre a resolução política entre os EUA e a China. O montante do grão disponível no globo limita a tentativa de alta agressiva e duradoura. O desiquilíbrio da oferta sobre a demanda continuará sendo o principal gargalo do mercado no longo prazo”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.