CI

Soja deverá ser semeada somente em novembro no sul de MS

O zoneamento agrícola do Mapa, publicado na Portaria Nº 136, do dia 21 de julho, para a safra 2009/2010, altera significativamente a época recomendada para a semeadura do grão em todo o Estado


Produtores de Mato Grosso do Sul deverão ajustar a semeadura da soja para a próxima safra. O zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, publicado na Portaria Nº 136, do dia 21 de julho, para a safra 2009/2010, altera significativamente a época recomendada para a semeadura do grão em todo o Estado. No caso da região Sul, a semeadura ficou restrita ao mês de novembro, não podendo mais ser realizada entre 20 de outubro e 31 de dezembro, como anteriormente. Outra mudança foi a eliminação de semeadura em solo tipo 1, ficando aptos ao cultivo da soja no Estado somente os tipos 2 e 3.

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Claudio Lazzarotto, acredita que fatores climáticos devem ter influenciado a mudança na recomendação do período de semeadura. “Nos últimos anos, principalmente de 2003 para cá, as chuvas foram irregulares e as perdas das lavouras muito grandes, estas influenciadas inclusive pela excessiva antecipação da semeadura por parte dos agricultores”, analisa.

Ele lembra aos produtores que tanto a liberação de créditos, quanto do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e o seguro agrícola estão vinculados ao zoneamento, portanto ao novo período de semeadura.

Produção

Segundo dados do levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de junho de 2009, na safra 2008/2009, Mato Grosso do Sul cultivou uma área de 1,7 milhão de hectares de soja com uma produção de 4,2 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.