CI

Soja dispara após números do USDA

Dados de plantio para a safra 2018/19 foram ainda menores do que os esperados


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quinta-feira (29.03) uma alta de 26,75 centavo de Dólar no contrato de Maio/18, fechando em US$ 10,4475 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 26,75 e 30,00 pontos.

O mercado norte-americano da soja teve fortes ganhos nos principais contratos futuros após o último relatório anunciado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, os dados de plantio para a safra 2018/19 foram ainda menores do que os esperados pelo mercado.

De acordo com a AgResource, o mercado foi “pego de surpresa” nos novos números do USDA: “A grande maioria da especulação esperava por números estimados da área plantada com soja nos Estados Unidos em 2018, entre 36,5 e 37,5 milhões de hectares. No entanto, contradizendo tais ex­pectativas, o Departamento de Agricultura norte-americano trouxe um total de área projetado em 36 milhões de hectares, reduzindo 400 mil hectares desde sua última estimativa”. 

“Por outro lado, pela primeira vez na história dos EUA, a área de soja à ser cultivado possui projeções su­periores à do milho. Que é ressaltada pela maior lucratividade no culti­vo da soja, uma vez que os preços do milho são mantidos em patamares baixos sob a pressão do excedente do grão mundial. Os estoques da soja norte-americana são estimados em um total de 57,35 MTs atualmente, sendo 21% superior a março de 2017”, explicaram os analistas da AgResource (ARC).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.