CI

Soja dispara nos EUA com números surpreendentes do USDA

O dia foi tomado por fatores de grande importância para o mercado de commodities agrícolas


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quinta-feira (12.09) alta de 29,00 pontos no contrato de Novembro/19, fechando em US$ 8,955 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 27,25 e 29,00 pontos.

Os principais contratos futuros dispararam no mercado norte-americano da soja, após o anúncio do novo relatório mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). “A produção norte-americana de soja ficou em 98,87 milhões de toneladas (MT), contra 97 MT esperada e 123,66MT do ano passado. Foi 1,87 MT acima da média das expectativas do mercado, que esperava 97 MT e 1,26 MT abaixo da estimativa do USDA de agosto último”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a Consultoria ARC Mercosul, o dia foi tomado por fatores de grande importância para o mercado de commodities agrícolas: “No início da manhã, anúncios de que Trump e Jinping estariam entrando em uma retórica mais ‘amigável’ rumo à um acordo comercial disparou o movimento de alta para a soja aqui em Chicago. Contatos da ARC nos portos estadunidenses indicaram que há importadores chineses na busca pelo grão norte-americano”. 

“As ‘sondagens’ estão em torno de 1-3 milhões de toneladas para serem embarcadas em dezembro e janeiro. No fim da manhã aqui na CBOT, o USDA publicou o seu novo relatório de safra, com leves reduções de produtividades que incentivou o movimento de alta. A produção total de soja dos EUA foi reduzida para 98,87 MT, contra 100,16 MT no relatório do mês passado. No milho, a redução percentual foi mais sucinta, contabilizado agora em 350,52 MT, contra 353,09 em agosto”, concluem os analistas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.