CI

Soja e milho podem se recuperar rápido: ENTENDA

Operadores especulativos acharam oportuno recomprar os contratos futuros de soja e milho


Foto: Nadia Borges

A volta dos Fundos Hedge de Investimento poderá impulsionar novamente o mercado agrícola, aponta a Consultoria TF Agroeconômica. De acordo com os analistas, investidores voltaram a comprar soja e milho de olho no eventual impacto ascendente das adversidades climáticas.

“Os gestores de Fundos de investimento que operam com commodities, depois de se divertirem nas últimas semanas na liquidação de posições compradas de forma massiva, voltaram ao mercado diante da perspectiva de que fatores climáticos adversos poderiam complicar o equilíbrio de oferta e demanda das safras de milho e soja de 2021/22”, aponta a agência Valor Soja.

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) estimou que a área de plantio de milho nos Estados Unidos atingiu 37,5 milhões de hectares, valor 2,0% superior ao do ano passado. Quanto à soja, a área seria de 35,4 milhões de hectares (mais 5,0% do que em 2020). O USDA também informou hoje que o estoque de soja em 1º de junho era de 20,9 milhões de toneladas contra, 37,9 milhões na mesma data de 2020, enquanto no caso do milho era de 104,4 milhões contra 127,1 milhões.

Ainda de acordo com o Valor Soja, os EUA esgotaram seu saldo exportável de soja e milho faltando mais de dois meses para as primeiras colheitadeiras entrarem nos campos para coletar a nova produção de 2021/22. Por isso, precisa de toda a área em produção para atingir rendimentos excepcionais para reconstruir as reservas e ser capaz de cumprir os compromissos internos e externos.

“No hemisfério sul também existem problemas. O Brasil, que também ficou sem reservas de milho graças à demanda frenética da Ásia em geral e da China em particular, está a caminho de atingir uma colheita tardia de milho bem abaixo do esperado devido a vários problemas climáticos”, aponta a agência.

Nesse contexto, explicam eles, com uma demanda global que não tem planos de “afrouxar”, muitos operadores especulativos acharam oportuno recomprar os contratos futuros de soja e milho da Bolsa de Chicago (CME Group) aos preços atuais para aproveitar um possível novo início de uma alta: “O tempo dirá se eles estavam certos. Por este motivo, hoje houve aumentos significativos nos valores de todos os contratos agrícolas do CME”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.