Soja em alta nos EUA com possível nova compra da China
Importações de produtos agrícolas aumentariam 35%
O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quarta-feira (23.05) uma alta de 8,75 centavos de Dólar no contrato de Julho/18, fechando em US$ 10,3925 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 8,75 e 9,75 pontos.
O mercado norte-americano da soja segue acumulando ganhos nos principais contratos futuros. De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, o foco do mercado desta quarta foi a possibilidade de a China colocar ordens de compra de soja americana num volume significativo: “Fato que ainda não teve nada de concreto, apenas rumores (fala-se que as importações de produtos agrícolas aumentariam 35%”.
De acordo com a Consultoria AgResource, a especulação continua atenta a qualquer novo rumor sobre o progresso dos acordos comerciais entre os EUA e China: “Nesta última madrugada, aqui nos bastidores do Mercado, foi escutado de que a China estaria com o interesse em adicionar compras em montante de soja expressivo de origem estadunidense, dentro das próximas semanas. Assim como oficialmente pronunciado por Trump, haveria um acordo sendo talhado que incentivaria as vendas de produtos agrícolas norte-americanos”.
“Tal especulação de compras chinesas da soja poderia ser proveniente deste ‘tratado’. O Mercado espera que uma nova demanda esteja sendo direcionada para os Estados Unidos. No entanto, ainda não há nenhum fator concreto que possa afirmar tal sentimento. Na análise grafista da soja-julho, as cotações acham suporte acima da média móvel dos últimos 50 dias, definida em US$10,38/bushel. O recente movimento de alta coloca a inclinação das principais médias móveis (100 e 200 dias) para cima”, concluem os analistas da ARC.