CI

Soja em alta nos EUA

Trégua na Guerra Comercial com a China confirmou previsões


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (30.11) alta de 7,50 pontos no contrato de Janeiro/19, fechando em US$ 7,9475 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 6,25 e 7,50 pontos.

O mercado norte-americano da soja fechou a semana com ganhos nos principais contratos futuros, antes do encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu colega chinês, Xi Jinping, em Buenos Aires. Um dia antes da reunião, “havia muitas incertezas quanto a um acordo comercial entre os dois países”, apontava a T&F Consultoria Agroeconômica. 

“Eu posso citar pelo menos cinco cenários diferentes sobre o que poderia acontecer, cada um com uma probabilidade diferente, e cada um com diferentes implicações de preço para os grãos”, disse Charlie Sernatinger, da ED&F Man Capital Markets. O vencimento janeiro subiu 7,50 cents (0,85%), para US$ 8,9475 por bushel.

A trégua selada no sábado confirmou o que previa o Wall Street Journal: “Negociadores vêm discutindo um acordo em que Washington suspenderia novas tarifas até o fim da primavera (no Hemisfério Norte), em troca de novos diálogos com vistas a mudanças significativas na política econômica de Pequim”. Trump enfrentou muita pressão de assessores econômicos para fechar um acordo com a China, que acabaram sobrepujando outros aliados preferiam a postura intransigente. “

“Dados de vendas externas publicados nesta quinta-feira deram suporte às cotações. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), exportadores relataram vendas de 120 mil toneladas de soja para destinos não revelados, com entrega prevista para o ano comercial 2018/19”, conclui a T&F.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.