CI

Soja em alta nos portos brasileiros

Impulsionada pela nova forte alta de mais 1,01% do Dólar


As cotações da soja tiveram na segunda-feira (05.02) um dia de preços mistos no mercado físico brasileiro, ainda sem influência da Bolsa de Chicago (CBOT). De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, em média os preços subiram 0,26% nos portos e desceram 0,10% no interior do País.

Segundo a T&F, as cotações nos portos foram impulsionadas pela nova forte alta de mais 1,01% do Dólar, com suporte também da elevação de 3 cents/bushel nos prêmios e pela boa demanda do mercado externo. Isso porque a China está dando preferência à soja brasileira diante da sua boa qualidade (maior teor de óleo e proteína do que as concorrentes), bem como a logística.

“Já os preços do mercado interno se mostraram mais uma vez descolados do mercado de exportação, pressionados pelas ofertas de soja de safra velha para limpar os armazéns, e pelas perspectivas de uma safra maior do que a esperada, diante dos rendimentos apresentados pelas áreas já colhidas, maiores do que o esperado, com as boas chuvas das últimas semanas”, afirma o analista Luiz Fernando Pacheco.

“Gostaríamos de ressaltar, mais uma vez, que boa parte do componente do preço da soja é o dólar que, neste ano, tem potencial incerto de alta, devendo ocorrer picos elevação, seguidos de quedas quando os problemas se resolverem ou definirem. De nossa parte, não conseguimos ver grande potencial de alta dos preços da soja nesta temporada, devido à supersafra que se avizinha. Diríamos que estes fatores, por enquanto, permitem prever que os preços não irão cair ou subir apenas levemente, devendo ser aproveitados os picos de elevação do dólar para fechamento dos lotes”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.