CI

Soja fecha a semana em baixa nos EUA

Preocupações do mercado com a disputa entre Estados Unidos e China


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (11.05) uma baixa de 18,00 centavos de Dólar no contrato de Julho/18, fechando em US$ 10,0325 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 17,25 e 18,50 pontos.

O mercado norte-americano da soja fechou a semana com fortes perdas nos principais contratos futuros. De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, os preços recuaram com a volta das preocupações do mercado com a disputa entre Estados Unidos e China, que podem reduzir a demanda por soja americana a curto prazo. 

De acordo com a Consultoria AgResource, a desapontadora reação ao relatório do USDA de quinta (10.05), jun­tamente com as tensões elevadas para o Embate Comercial entre os Estados Unidos e a China, colocou uma forte baixa na sessão de hoje aqui em Chicago: “Apesar de uma nova rodada de negociações (en­tre Trump e Jinping) iminente para acontecer em Washington D.C., na próxima semana, a especulação não espera que qualquer acordo defin­itivo seja traçado, uma vez que o encontro em Beijing 7 dias atrás não foi muito promissor”. 

“No cenário mais otimista para tais reuniões, será postergado a implementação de US$ 50bi em tarifas sobre a China, que foram propostas pelos EUA, para efetivação até o fim de maio. Fundos de investimento liquidam fortemente suas posições compradas na soja, uma vez que o cenário climático para o plantio e germinação no Cin­turão Agrícola americano se mostra altamente favorável. O conjunto de fundamentos agora pressionam as cotações. As exportações norte-amer­icanas de soja seguem lentas com o baixo interesse chinês. Na última semana, apenas 354 mil tons do grão foram vendidos em contratos”, concluem os analistas da ARC. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.