CI

Soja FOB descontada com atrasos e demanda fraca

Primeira vez que uma base FOB de soja é negociada com um desconto sob CBOT desde 2015


Foto: Divulgação

Os prêmios da soja brasileira no mercado de papel (Paper Market) caíram nesta quinta-feira (18 de Fevereiro). De acordo com a Consultoria TF Agroeconômica, o movimento refletiu indicações de um “desconto sobre os futuros de Chicago à medida que os comerciantes voltavam ao trabalho e reposicionavam suas ofertas, refletindo um cenário de cargas estagnadas no país e colheita lenta em meio às chuvas recentes”.

Ainda segundo os analistas de mercado da TF, o mercado também refletiu a ausência da demanda da China. As ofertas para envio de março no mercado de papel em Paranaguá registraram um desconto de 5 c/bu sobre o futuro de Chicago março, uma queda de cerca de 20 c/bu no dia, em comparação com ofertas a 10 c/bu sobre os futuros de março, de acordo com as fontes.

“Esta é a primeira vez que uma base FOB de soja é negociada com um desconto sob CBOT desde 2015”, disse uma fonte à Consultoria. “A combinação do ritmo lento de carregamento nos portos, o progresso estagnado da colheita e a venda difícil de agricultores, juntamente com a ausência da demanda chinesa, foi o gatilho: ‘Não há carregamento em alguns portos’, disse um corretor brasileiro”, comentam os analistas.

“Os interesses de compra na base FOB para outras posições para a frente também caíram de 5-10 c/bu ao longo da curva. No entanto, os preços na base da CFR China permaneceram estáveis graças ao frete mais alto que compensou os valores mais baixos do FOB. O frete de março do Brasil para a China foi para US$ 51/t esta semana, com os valores da soja na CFR China com rumores de terem sido negociados a 175 c/bu sobre os futuros de março”, conclui a TF.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.