Soja interrompe sequência de baixa
Sustentada por movimentos técnicos e incertezas no clima
O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (29.12) alta de 5,00 centavos de Dólar no contrato de Março/18 (referência para o Brasil), fechando em US$ 9,6175 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 4,50 e 6,00 pontos.
O mercado norte-americano da soja fechou 2017 com altas nos preços dos principais contratos, sustentados por movimentos técnicos e incertezas no clima. De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, os futuros de soja avançaram junto com os subprodutos. Com isto conseguiram encerrar a semana com uma alta marginal, interrompendo três quedas semanais.
Dados compilados pela T&F apontam que o contrato de julho fechou em alta de 0,1% na semana, mas com perdas de 3,3% em dezembro. “Se consideramos o fechamento de contrato julho 2017 do ano passado contra a posição julho 2018, a queda é de 3,5%. Se tomamos a posição mais próxima –a de janeiro – a queda em um ano foi de 4,6%”, afirma o analista Luiz Fernando Pacheco.
Na avaliação da Consultoria AgResource, a recuperação dos futuros da soja ainda é modesta, uma vez que o volume de operações e o interesse especulativo do Mercado continuam baixos. “Neste período de feriados de fim de ano é comum a redução das atividades na Bolsa de Chicago, reduzindo a quantidade de trocas realizadas. No entanto, fundos de investimento continuam empilhados no lado da venda na soja, agora se pareando com as principais commodities agrícolas”, complementam os analistas da ARC.