CI

Soja interrompe sequência de baixa

Sustentada por movimentos técnicos e incertezas no clima



O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (29.12) alta de 5,00 centavos de Dólar no contrato de Março/18 (referência para o Brasil), fechando em US$ 9,6175 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 4,50 e 6,00 pontos.

O mercado norte-americano da soja fechou 2017 com altas nos preços dos principais contratos, sustentados por movimentos técnicos e incertezas no clima. De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, os futuros de soja avançaram junto com os subprodutos. Com isto conseguiram encerrar a semana com uma alta marginal, interrompendo três quedas semanais.

Dados compilados pela T&F apontam que o contrato de julho fechou em alta de 0,1% na semana, mas com perdas de 3,3% em dezembro. “Se consideramos o fechamento de contrato julho 2017 do ano passado contra a posição julho 2018, a queda é de 3,5%. Se tomamos a posição mais próxima –a de janeiro – a queda em um ano foi de 4,6%”, afirma o analista Luiz Fernando Pacheco.

Na avaliação da Consultoria AgResource, a recuperação dos futuros da soja ainda é modesta, uma vez que o volume de operações e o interesse especulativo do Mercado continuam baixos. “Neste período de feriados de fim de ano é comum a redução das atividades na Bolsa de Chicago, reduzindo a quantidade de trocas realizadas. No entanto, fundos de investimento continuam empilhados no lado da venda na soja, agora se pareando com as principais commodities agrícolas”, complementam os analistas da ARC.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.