CI

Soja Livre passa a atender produtores de Rondônia

Programa foi oficialmente implantado no estado na última sexta


Os produtores rurais que cultivam soja em Rondônia têm agora mais opções de escolha de cultivares não geneticamente modificadas (Não-GM) para cultivo. O programa Soja Livre foi oficialmente implantado no estado na última sexta (2-12). O diretor da Aprosoja, Roger Augusto Rodrigues, e o gerente técnico da entidade, Nery Ribas, participaram do evento, que ocorreu na sede da Embrapa Rondônia.

Através do Programa Soja Livre, a Embrapa está implantando Unidades Demonstrativas (UD’s) em Porto Velho, Vilhena, Cerejeiras, Ariquemes, Colorado do Oeste e Castanheiras para avaliar o potencial produtivo de 23 cultivares convencionais.

As UD’s estão sendo semeadas em duas épocas, com um intervalo médio de 15 dias entre a primeira e a segunda semeadura. As cultivares de soja livre serão apresentadas aos produtores rurais do Estado no início de 2012.

O chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Rondônia, Samuel José de Oliveira, destacou que os bons resultados obtidos com o Soja Livre em Mato Grosso estimulou a implantação do programa no estado. “Temos um ambiente favorável para a expansão da soja convencional. Dos 150 mil hectares cultivados, 95% são de grãos não geneticamente modificados. E temos quatro milhões de hectares de pasto com baixa rentabilidade passíveis de serem convertidos para agricultura”, ressaltou Samuel.

Segundo o diretor da Aprosoja, Roger Augusto Rodrigues, a ideia do Soja Livre é dar a opção de escolha para o produtor. “O Programa busca garantir a produção de sementes não geneticamente modificadas de soja para atender aos produtores do grão que tinham dificuldades para encontrar o produto no mercado”.

Além disto, a soja convencional pode representar uma boa alternativa, pois o mercado europeu tem preferência por este tipo de grão. “A Europa é um dos principais compradores da soja não geneticamente modificada e temos que aproveitar este nicho de mercado”, destacou Roger.

A iniciativa de implantar o Programa Soja Livre em Rondônia é resultado da parceria entre Embrapa, Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange) e Associação dos Produtores de Soja de Rondônia (Aprosoja/RO). O Soja Livre foi implantado em Mato Grosso n safra 2010/11.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.