CI

Soja na Argentina abaixo do esperado

As precipitações podem ter chegado muito tarde, após seca prolongada


Foto: Nadia Borges

Enquanto o Brasil caminha para a finalização da colheita de soja, na Argentina os produtores devem iniciar a colheita desta safra nas próximas semanas, aponta a Consultoria AgResource Brasil. “A expectativa dos produtores é que a produtividade seja muito abaixo e, certamente as médias serão menores na comparação com as médias dos últimos anos, pelo menos na soja semeada no primeiro momento”, projetam os analistas.

De acordo com a AgResource Brasil, “as principais áreas de cultivo no país vizinho receberam chuvas significativas nos últimos dias”. “Porém, as precipitações podem ter chegado muito tarde já que as lavouras passaram por um longo período de tempo quente e seco”, acrescentam.
 
“Os argentinos temem que a mudança do padrão climático, que indica tempo mais úmido atrapalhe os trabalhos de campo do mesmo modo que aconteceu aqui no Brasil, adicionando assim mais um problema nesta safra 2020/2021. A safra na região [de Sachayoj, Santiago del Estero] sofre com o estresse hídrico e altas temperaturas, mas neste momento melhorou com a volta das chuvas” concluem.

Por enquanto, estão sendo relatadas precipitações também no sudeste da província de Santa Fé, nas localidades do nordeste de Buenos Aires e no sudoeste de Entre Ríos. Com o passar do tempo é projetado que essas chuvas se generalizem na faixa central da Argentina, com o epicentro das instabilidades climáticas tendendo a se concentrar sobre a província de Entre Ríos e setores do centro de Santa Fé, podendo atingir o sudeste de Santiago del Estero e o nordeste de Córdoba.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.