CI

Soja no MS é tema de palestra na Casa da Embrapa no Show Rural Coopavel 2004


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promove nesta sexta-feira (13-02), às 10h30, no mini-auditório da Casa da Embrapa, a palestra sobre A Cultura da Soja em Mato Grosso do Sul, a ser ministrada pelos pesquisadores Gessi Ceccon e José Mauro Kruker.

O Mato Grosso do Sul, quarto produtor brasileiro de soja, produz 4 milhões de toneladas em 1,7 milhão de hectares. Cinquenta por cento dos solos são arenosos e precisam de cuidados redobrados. A correção do solo, por exemplo, com aplicação de calcário controla a acidez e equilibra a fertilidade. Essa correção deve ser feita preferencialmente no inverno, quando as chuvas são amenas e facilitam a incorporação do produto ao solo.

Além da correção, Ceccon indica o início de plantio direto, no inverno, para produção de cobertura do solo. São indicados o uso de aveia e trigo, no Sul do Estado e sorgo ou milheto, no Centro e Norte. Ceccon explica que as áreas de primeiro cultivo também devem ter atenção especial dos produtores no MS. A orientação é para que eles utilizem espécies de cobertura do solo no inverno, antes de introduzir a soja no verão. Essas e outras informações serão repassadas ao visitantes do Show Rural, amanhã, na Casa da Embrapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.