CI

Soja pode subir com chegada de novos fundos de investimento

Entrando no mercado de commodities devido à alta da inflação, como uma forma de proteção


Foto: Pixabay

A Consultoria AgResource Brasil projeta que novos fluxos de recursos dos fundos de investimentos  entrem no mercado de commodities agrícolas até o fim do ano. De acordo com os analistas, esse movimento pode gerar novas altas para os preços da oleaginosa.

“Os fluxos de investimentos tem sido o assunto do mercado. Alguns dizem que o motivo pode ser o rebalanceamento antecipado por parte dos fundos. Já outros indicam que novos fundos entraram no mercado de commodities devido à alta da inflação, como uma forma de proteção. O fato é que os contratos em aberto em Chicago estão saindo das mínimas em 4 anos”, explicam.

Nos relatórios de fim de ano, apontam eles, os administradores dos fundos de investimentos “vão querer algo que ajude a conter a pressão inflacionária e o bitcoin não é aprovado por muitos comitês de investimento, mas as commodities sim. Hoje, os operadores do mercado estimam que os fundos compraram 6,5 mil contratos de milho, 4,5 mil de soja e 3,5 mil contratos de trigo. No complexo da soja, os fundos compraram 1,9 mil contratos de farelo e venderam 2,1 mil contratos de óleo”.

A expectativa da AgResource é que novos fluxos de recursos dos fundos de investimentos entrem no mercado de commodities agrícolas até o fim do ano, o que pode gerar novas altas para os preços. “Porém, o alerta é que quando eles param de comprar, os preços recuam. Porém, se realmente uma seca acontecer na América do Sul por conta do La Niña,  muito dessa alta na Bolsa de Chicago será justificada”, concluem os analistas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.