Soja precoce aumenta participação em 10% no MT

Agronegócio

Soja precoce aumenta participação em 10% no MT

A soja com variedade precoce alcança 35% do volume plantado em MT
Por: -Marco Aurélio Jr
2 acessos

A soja com variedade precoce alcança 35% do volume plantado em Mato Grosso. Isso representa um ganho de 10% em relação às duas safras anteriores, quando 25% da área era coberta pelo grão precoce. A informação é do vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Nadir Socolotti.

O vice-presidente explica que a elevação tem três fatores principais: a rapidez do período de plantio na safra 06/07 - devido à boa seqüência de chuvas -, o medo da ferrugem asiática e o interesse dos produtores no plantio do algodão - que promete ter bom rendimento em 2007.

A desvantagem de colher a soja precocemente é a perda na produtividade, que segundo Sucolotti, varia entre 48 e 52 sacas por hectare plantado, enquanto a soja tradicional pode chegar facilmente a até 60 sacas por hectare.

Por outro lado, a vantagem apontada por Sucolotti, que também plantou soja precoce, é um ganho no preço do produto, que chega ao mercado em janeiro, ainda no período brasileiro de entressafra do grão, marcado pela escassez de oferta, ou seja, com um sobrepreço garantido.

Outro ponto positivo destacado foi a liberação do solo para o plantio do algodão ou do milho safrinha, que tem melhores preços. “O produtor pode garantir um ganho melhor para a segunda safra”, justifica.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink