CI

Soja reverte as quedas e fecha em leve alta em Chicago

“Entre as causas, elevações de óleos vegetais e petróleo mantiveram os preços firmes"


Foto: Nadia Borges

Na Bolsa de Chicago a soja reverteu as quedas e fechou em leve alta, puxada pelo petróleo e óleos vegetais, segundo informações divulgadas pela TF Agroeconômica. “O contrato de soja para maio22, mês de referência para a comercialização da soja brasileira, em grão fechou em alta de 0,10% ou 1,75 cents/bushel a $ 1705,25. A cotação de maio23, que já está sendo negociada no Brasil, fechou em alta de 0,49%, ou $ 7,25 cents/bushel a $ 1489,75. O contrato de farelo de soja fechou em nova queda de 1,55% ou 7,0/ton curta a $ 445,0 e o contrato de óleo de soja fechou em forte alta de 2,85% ou $ 2,36/libra-peso a $ 85,10”, comenta.

“Entre as causas, elevações de óleos vegetais e petróleo mantiveram os preços firmes. Anúncio diário de vendas do USDA adicionando estímulo. De qualquer forma, as exportações dos EUA começam a perder competitividade para as mercadorias do Brasil. O NOFI da Coreia do Sul reservou 60 mil toneladas de farelo de soja em uma licitação de origem opcional. O Egito está no mercado de óleo vegetal, com entrega em junho-julho – ofertas até 28/4. A TMO da Turquia comprou 18 mil toneladas de óleo de girassol por meio de uma licitação internacional”, completa.

O relatório do Adido Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para a soja da Argentina mostra uma produção de safras antigas 2,5 milhões de toneladas menor e um esmagamento doméstico 500 mil toneladas também menor em comparação com a previsão oficial do USDA. “Isso deixou a produção de safras antigas em 41 MT em uma área colhida menor e um rendimento ~ 5% menor. Para a safra 22/23, o Adido estabeleceu estimativas preliminares para uma área maior, maior produtividade e aumento da produção argentina. Comparado com seus números de 21/22, a produção aumenta 10 MT ano/ano em 650k mais HA. Esses seriam um aumento de 7,5 MT e 500k HA ano/ano em relação às estimativas oficiais do WASDE de abril”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.