CI

Soja se mantém com mercado parado 

O Paraná passa por desvalorizações enquanto se prepara para as festividades


Foto: Divulgação

Após o feriado de natal o mercado não se mostra muito focado em voltar a funcionar, em especial visto as condições da safra que tendem a seguir piorando, mas também devido à proximidade com o ano novo, que deve novamente parar o mercado, de acordo com informações que foram divulgadas pela TF Agroeconômica. “Ademais, segundo estudos regionais se fala de perdas de cerca e 5,0 milhões de toneladas para uma safra de 22,5 milhões de toneladas apenas no Estado do RS, isso faz com que o produtor se agarre desesperadamente aos volumes pois precisa compensar as perdas com os preços o máximo possível. No dia de hoje apenas 2.500 toneladas foram negociadas”, comenta. 

Sem mudanças em Santa Catarina, os preços a R$ 180,00 e segurando. “Mercado catarinense segue em ritmo de feriado e talvez não mude até o ano novo, muitos dos produtores e analistas estão de férias. Os preços seguem parados em R$ 180,00 como pode ser constatado na tabela ao lado o que deveria indicar expressão absoluta de venda, mas não o realiza devido à má expectativa a respeito das safras no sul do Brasil. Ademais, o constante aumento de demanda no farelo de soja que devem jogar os preços a pontos ainda mais altos do que os atuais”, completa. 

O Paraná passa por desvalorizações enquanto se prepara para as festividades. “No Paraná, analistas seguem indicando perda de valor para o porto de Paranaguá e também para Ponta Grossa como pode ser visto na tabela ao lado. No entanto, a questão que surge é a respeito do que causa estas perdas, pois a soja de Chicago conta com altas expressivas de 2,27% que são contrariadas apenas pelo dólar que se desvaloriza levemente em cerca de 0,42%, significando pouco diante do cenário interno de alta demanda e expectativa de perda para a safra”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.