ANÁLISE AGROLINK

Soja sobe apesar de números do USDA

O clima na Argentina pesou mais
Por: -Leonardo Gottems
229 acessos

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quinta-feira (08.02) alta de 4,75 centavos de Dólar no contrato de Março/18 (referência para o Brasil), fechando em US$ 9,8775 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 4,00 e 4,75 pontos.

O mercado norte-americano da soja teve um dia de ganhos nos principais contratos futuros, retomando a trajetória positiva. O clima na Argentina pesou mais que o aumento de estoques registrado no boletim mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgado ontem.

Segundo a Consultoria AgResource, foi um dia de volatilidade na CBOT, com os novos números do USDA trazendo uma reação positiva aos preços após a digestão das estimativas pelo Mercado da soja: “A priori, as cotações possuíam dificuldades para tomar um direcionamento no pós-relatório, com números de exportação dos EUA em redução, pesando por um lado baixista. E pelo outro lado os estoques globais também sendo reduzidos, que trouxe suporte à CBOT”. 

“As estimativas de safra do USDA para a América do Sul foram anuladas pelo aumento de 2 MT no Brasil, que totaliza 112 MT da oleaginosa, e a redução de 2 MT na Argentina, que totaliza os 54 MT. Além do mais, o Departamento da Agricultura dos EUA trouxe o acréscimo de 2 MT nas exportações brasileiras para 2017/18, que agora totalizam 69 MT de soja. No geral, os recentes relatórios não tiveram muito impacto no direcionamento das cotações no médio/longo prazo. As atenções especulativas voltam às variações climáticas na América do Sul e as prospecções para a safra 18/19 nos EUA”, conclui a ARC. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink