CI

Soja tem chance de subir?

Confira os fatores que estão derrubando os preços da soja em Chicago


Foto: Pixabay

De acordo com a TF Consultoria Agroeconômica, o momento é de acompanhar de perto todos os movimentos do mercado da soja na Bolsa de Chicago (CBOT). “Todos sabemos que o preço da soja brasileira é praticamente 100% baseado em Chicago, com raras exceções durante o ano. Então, é importante seguir Chicago. E o que significa seguir Chicago? Basicamente, saber ler o que o gráfico dos preços deste mercado futuro apresenta”, afirmam os analistas.

De acordo com ele, esses são os fatores que estão derrubando os preços da soja em Chicago:

a) Os próprios níveis elevados dos preços das duas últimas safras fizerem os agricultores dos EUA, Brasil e Argentina aumentarem as áreas plantadas. A produção mundial passou de 339,89 MT na safra 2029/20 para 365,26 na safra 2020/21 e para 385,14 MT nesta safra de 2021/22 (todas as áreas já estão plantadas), aumentos em torno de 20 milhões de toneladas/ano;

b) As excelentes condições das safras, tanto nos EUA como na América do Sul estão favorecendo os plantios e confirmando os aumentos significativos de produção.

c) A recomposição dos estoques americanos de soja. Como sempre dizemos em nossos cursos de comercialização, os estoques finais são os ponteiros indicadores da tendência dos preços. Quando eles caíram de 10,5 MT para 3,75 MT o ponteiro indicou forte alta e os preços subiram, como mostra o gráfico acima. No último relatório do USDA, porém, estes estoques já tinham sido recuperados para 8,71 MT, o que significa que o mercado consumidor já está mais tranquilo, a disputa por matéria-prima é menor e, com isso, os preços recuam.

d) Dificuldades econômicas da China. Para reduzir significativamente a poluição do país o governo chinês decidiu reduzir drasticamente a utilização do carvão, sem criar, antes, fontes alternativas de energia. Com isto usinas de energia elétrica (muitas delas movidas a carvão) pararam e houve grande cortes de energia no país, inclusive em algumas indústrias esmagadoras de soja, que tiveram que parar, reduzindo o esmagamento e a demanda por soja. Redução da demanda significa preços mais baixos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.