Soja volta a liderar pauta de exportações do MS

Agronegócio

Soja volta a liderar pauta de exportações do MS

As exportações, no período de janeiro a maio de 2007 em relação às do mesmo período do ano passado, foi acima de 45%
Por:
6 acessos

O crescimento nas exportações do complexo soja, no período de janeiro a maio de 2007 em relação às do mesmo período do ano passado, foi acima de 45%, novamente liderando o ranking das exportações. Também o frango apontou resultados positivos e no período apresentou crescimento de 15%, com exportações da ordem de US$ 45,2 milhões e participação de 9,2% do total exportado.

O couro bovino cresceu 34,6%, com volume de exportação de US$ 29,9 milhões (participação de 6%). O minério, no mesmo período, aponta recuo nas exportações em 30%.

Mesmo com representatividade menor, o milho continua em expansão, embora o dólar esteja baixo. A carne congelada também cresceu 19,54%. O destaque fica com o óleo de soja bruto, que registra crescimento de 324% no período. De acordo com o consultor em comércio Exterior, Aldo Barrigosse, o óleo voltou a ser exportado em grandes quantidades.

Os maiores compradores dos produtos de Mato Grosso do Sul, considerando-se o período de janeiro a maio deste ano comparado com o do ano passado, são a China, com crescimento de 34,6%; a Holanda, que quase dobrou o volume de compras, chegando a 90%, e a França, que apontou aumento de 178%.

Aldo analisa que mesmo com a desvalorização do dólar perante o real as exportações continuam crescendo. Ele destaca que mesmo com as barreiras internas, os empresários continuam a exportar e a manter seus contratos.

Importações

Em primeiro lugar no volume de importação do Estado está o gás natural vindo da Bolívia. De acordo com Aldo, o gás representa mais de 60% das compras. O volume de importação cresceu 22,6% nesses primeiros cinco meses de 2007, contra o do mesmo período do ano passado. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink