CI

Soja volta a subir na retomada de Chicago

Suportado pelas previsões climáticas na América do Sul


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou nesta segunda-feira (27.11) alta de 2,75 centavos de Dólar no contrato de Janeiro/18 (o mais negociado no momento), fechando em US$ 9,96 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 2,75 e 3,00 pontos.

O mercado norte-americano da soja abriu a semana com ligeiras altas nas principais cotações dos futuros, suportado pelas previsões climáticas na América do Sul. O principal fator altista nesse momento é a ameaça de estiagem na Argentina, mas ainda sem força suficiente para altas mais expressivas.

“A primeira sessão para este começo de semana foi marcada pela tentativa de alta na soja em grão e farelo com compras ativas de fundos especulativos. A diferença entre os preços de soja e milho tem se distanciado aqui em Chicago, com movimentos contrários destas duas commodities. A variação de cotações já chega a ser tão alta quanto 2,95:1 (2,95 de soja para 1 de milho), o que não é favorável a tendência de preços futuros da oleaginosa, uma vez que preços mais altos na soja desestimulam o produtor norte-americano no plantio do milho”, afirma a Consultoria AgResource (ARC). 

De acordo com os analistas da ARC, apesar da alta de [ontem] na soja, o movimento dos preços da CBOT deverá continuar sem fortes oscilações, uma vez que o cenário de safra na América do Sul está com muitas indefinições e a China está com baixo interesse em adicionar novas compras do grão norte-americano: “Rumores de que os chineses persistem em atrasar a emissão de certificados de segurança para soja transgênica importada tem desacelerado significantemente os embarques dos EUA. Nesta última semana, foram embarcadas 1,6 MT de soja estadunidense, contra 2,2 MT na mesma semana em 2016”.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.