CI

Soja voltou a subir mais $ 49,75 cents/bushel

No entanto, o farelo não acompanhou a subida do óleo,


Foto: Pixabay

 

A soja subiu novamente no mercado internacional, cerca de $ 49,75 cents/bushel, de acordo com a TF Agroeconômica, nesse meio de semana. No entanto, o óleo de soja acabou tendo um aumento maior do que o grão na terça-feira.

“A grande estrela do complexo de soja está sendo o óleo de soja. Com a forte elevação dos preços do petróleo, que hoje atingiram US$ 106,33/barril (contra US$ 30 há um ano) o mundo deverá considerar de maneira mais efetiva o uso de biocombustíveis, dentre os quais os feitos de etanol de milho e de óleo de soja. Por isso, o óleo de soja subiu 5,30% nesta terça-feira, contra 3,03% do grão”, comenta a consultoria.

No entanto, o farelo não acompanhou a subida do óleo, o que dificulta essa subida em massa do complexo da soja. “Mas, a alta do óleo de soja poderá arrastar para cima as cotações do grão SE houver demanda similar para todo o farelo de soja que será obrigatoriamente produzido com o esmagamento maior. O esmagamento de soja nos EUA está sendo esperado para um nível recorde de 5,27 milhões de toneladas, mas a preocupação é a demanda de farelo”, completa.

Nesse contexto, a China tem as margens de esmagamento mais baixas nesse início de ano, o que pode ser a chave para o mercado da oleaginosa. “A China está, neste momento, com fábricas paradas, devido às baixas margens de esmagamento locais, mas isto poderá diminuir a oferta (que terá que vir de fora por um/dois meses, mas a preços maiores), melhorar as margens internas e aumentar a demanda por grão, em plena safra americana, melhorando os preços de Chicago, embora diminuindo ou mantendo baixos os prêmios no Brasil”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.