CI

Sojicultores enfrentarão obstáculos na retomada

É difícil prever se os preços internacionais valorizados ainda estarão de pé até 2008


Ainda que as perspectivas atuais apontem uma recuperação significativa da área plantada de soja no Brasil na safra 2007/08, é variado o cardápio de incógnitas capazes de frustrar previsões mais otimistas. Como informou o Valor, a intenção dos produtores de elevar a aposta no grão existe e foi detectada em junho por técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), durante a coleta de informações para o último levantamento sobre os rumos da já encerrada safra 2006/07, divulgado na terça-feira (03-07).

Mas o plantio do ciclo 2007/08 só será iniciado em agosto no país - o Centro-Oeste costuma inaugurar os trabalhos -, e, de acordo com analistas, é difícil prever se os atraentes preços internacionais praticados no momento, motor para qualquer expansão, ainda estarão de pé até lá. "A fotografia de hoje é promissora, mas há dúvidas. A principal delas é a cotação do petróleo e seus reflexos sobre biocombustíveis, fretes e insumos. Mas também há questões como o clima nos Estados Unidos e na América do Sul, a participação de fundos de investimento no mercado e o endividamento dos produtores do Centro-Oeste", afirma Antonio Sartori, da corretora gaúcha Brasoja.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.