CI

Solo com autogestão pode transformar a agricultura

Sistema está sendo testado nos EUA


Foto: Pixabay

Um novo tipo de solo criado por engenheiros da Universidade do Texas em Austin pode puxar água do ar e distribuí-la às plantas, potencialmente expandindo o mapa de terras cultiváveis ao redor do globo para locais anteriormente inóspitos e reduzindo o uso de água na agricultura em um momento de crescentes secas. 

Conforme publicado na ACS Materials Letters , o sistema de irrigação de água atmosférica da equipe usa géis superabsorventes para capturar água do ar. Quando o solo é aquecido a uma determinada temperatura, os géis liberam a água, disponibilizando-a para as plantas. Quando o solo distribui água, parte dela volta ao ar, aumentando a umidade e facilitando a continuidade do ciclo de colheita. 

“Habilitar a agricultura autônoma em áreas onde é difícil construir sistemas de irrigação e energia é crucial para liberar a agricultura da complexa cadeia de abastecimento de água à medida que os recursos se tornam cada vez mais escassos”, disse Guihua Yu, professor associado de ciência dos materiais no Departamento de Walker de Engenharia Mecânica. 

Cada grama de solo pode extrair aproximadamente 3-4 gramas de água. Dependendo das safras, aproximadamente 0,1 a 1 quilograma de solo pode fornecer água suficiente para irrigar cerca de um metro quadrado de terra. Os géis no solo retiram a água do ar durante os períodos mais frios e úmidos à noite. O calor solar durante o dia ativa os géis que contêm água para liberar seu conteúdo no solo. 

A equipe realizou experimentos no telhado do prédio do Centro de Ensino de Engenharia da Escola Cockrell em UT Austin para testar o solo. Eles descobriram que o solo de hidrogel era capaz de reter água melhor do que os solos arenosos encontrados em áreas secas e precisava de muito menos água para cultivar plantas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.