CI

Solo saudável: agricultura com vida

Boas práticas agrícolas têm auxiliado produtores e o setor. Na área da biotecnologia, ferramentas naturais têm como objetivo melhorar a vida no solo


A grande extensão geográfica do Brasil faz com que as condições de nossos solos sejam bastante variáveis. Se formos analisar de Norte a Sul, é possível encontrar uma diferença entre 40% e 45% na fertilidade de nossas terras. O que há em comum é a necessidade constante de cuidado com este bem. Relatórios da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) apontam que mais de 30% dos solos do mundo estão degradados.

Entretanto, boas práticas agrícolas têm auxiliado os produtores e o setor, que buscam a redução deste número. Na área da biotecnologia, por exemplo, as ferramentas naturais auxiliam no fator biológico, físico e químico das terras, com o objetivo de melhorar a vida no solo. Dessa forma, as soluções sempre estão compostas de microrganismos benéficos, já que na ausência deles, menos vida haveria no meio. Este equilíbrio proporciona um tempo de vida mais acentuado, ou seja, vida nova ao solo. Tratos culturais como o plantio de determinada cultura para que, em meses futuros, ela seja incorporada ao solo, também são positivas. Isso faz com que a grade orgânica seja enriquecida.

Entre as principais situações identificadas nos solos do nosso país estão os desequilíbrios mineral, estrutural e biológico. E, hoje, se formos realizar um mapeamento, já é possível observar agricultores que conseguem recuperar estas terras e serem beneficiados pela escala de produção dentro da mesma área. Além do incremento em produtividade, destacam-se ainda os ganhos na qualidade do produto final. Vale ressaltar que este trabalho se concretiza a médio e longo prazo.

As empresas cada vez mais se profissionalizam e capacitam seus colaboradores para que eles possam auxiliar o produtor nos cuidados com o meio. Esse é um trabalho muito forte no setor que busca inovação a nível mundial adaptando-a para o nosso universo, do solo tropical. O que mostra a importância de sempre contar com o auxílio técnico antes e durante um tratamento de correção às terras.

Diante disso, é possível notar que existe, atualmente, um processo de maturidade tanto dos produtores rurais quanto das empresas profissionais do setor, que enxergam uma evolução em andamento. Panorama que há dez ou quinze anos ainda não era possível, pela ausência das tecnologias e soluções que encontramos disponíveis para auxiliar a agricultura nesse sentido. A partir de agora, o caminho é o aprendizado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.