CI

Solução para monitoramento de frota, gestão agronômica e gerenciamento de dados em tempo real

Informações conectadas garantem assertividade nas tomadas de decisões e aumentam a produtividade e a rentabilidade no campo


Levar a conectividade ao campo e analisar os dados gerados pelas máquinas são passos fundamentais para aumentar a produtividade e rentabilidade do produtor rural. Pensando nisso, a Case IH, marca da CNH Industrial, apresenta o AFS Connect, solução digital e integrada que otimiza o monitoramento da frota, garante o máximo desempenho agronômico e possibilita a gerenciamento de dados de forma simples e intuitiva, em tempo real. A novidade será apresentada na Agrishow, que acontece de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

A solução de agricultura avançada da Case IH agrega ferramentas como imagens de satélite, drones, piloto automático, telemetria, sistemas de aplicação e meteorologia para que o produtor tome decisões cada vez mais assertivas. Ela também irá possibilitar diagnósticos remotos e atualização dos softwares das máquinas em tempo real. “Todas essas soluções vão ajudar a aumentar o nível de disponibilidade das máquinas durante o trabalho no campo”, destaca Diogo Melnick, gerente de Marketing Comercial da Case IH.

O conceito AFS Connect foi desenhado para atender todos os tipos de máquinas agrícolas, sejam elas da Case IH ou de outras marcas, passando até por máquinas mais antigas.

Monitoramento de frota

O monitoramento da frota de máquinas agrícolas é fundamental para a otimização da produção. Por isso, esse é um dos recursos considerados na solução AFS Connect, que pode ser gerenciado pelo próprio produtor ou concessionário Case IH. A integração de dados de todas as máquinas no campo permite que o produtor visualize todas as operações, desde o preparo até a colheita.

Com o monitoramento on-line, o empresário do agronegócio tem o histórico da performance dos equipamentos em suas mãos e pode receber alertas sobre parâmetros críticos das máquinas. “Essas notificações ajudam a gerenciar os equipamentos sem estar on-line no AFS Connect”, comenta Silvio Campos, diretor de Marketing de Produto da Case IH.

O monitoramento digital dá acesso à visualização, de forma prática, das condições de operação das máquinas conectadas, mostrando quais estão trabalhando, ociosas, em movimento ou desligadas. “Essa ferramenta permite localizar rapidamente o equipamento para organizar o planejamento logístico e tomar a decisão mais assertiva sobre a frota”, exemplifica Campos.

Com todas essas informações, é possível planejar e executar planos de manutenção das máquinas para que as eventuais intervenções ocorram de forma planejada e programada para aumentar disponibilidade dos equipamentos.

Gestão agronômica

O ecossistema AFS Connect engloba a parceria com a empresa de agrotecnologia canadense Farmers Edge. A solução é responsável por gerenciar os dados coletados das propriedades rurais, salvá-los na “nuvem” e analisá-los em tempo real, assim como as imagens de satélite. Hoje, na plataforma da Farmers Edge o usuário tem acesso a informações diárias e relevantes que integram a ferramenta como dados climáticos originados na propriedade, complementados com prescrições de taxas variáveis e com serviços de amostragem de solo.

A parceria vai além da parte digital, já que os clientes também têm acesso ao suporte de um agrônomo na propriedade, para desenvolver e monitorar mapas agronômicos sob medida, além de poder selecionar o serviço ou ferramenta mais adequada ao seu perfil, permitindo manter o controle de seus dados com diferentes planos de adesão.

O sistema pode ser usado ainda com frotas mistas, aprimorando a escolha dos clientes. “O acordo permite que os clientes da Case IH conectem suas frotas de máquinas atuais e antigas, que possuem funcionalidade de barramento CAN à plataforma Farmers Edge. Isto entrega ganhos tangíveis em todas as três etapas chaves do ciclo de dados da cultura — coleta, planejamento e execução — e oferece uma das soluções mais completas do mercado”, afirma Silvio Campos, diretor de Marketing de Produto da Case IH.

Gerenciamento de dados

A solução AFS Connect ajuda a gerenciar, compartilhar e organizar dados que podem ser divididos, de forma segura, com parceiros estratégicos – concessionários, agrônomos ou consultores – a hora que quiser e onde estiver.

O sistema permite que o produtor rural garanta acesso a outras empresas envolvidas com a área agrícola para ter acesso a seus dados.

Visando empresas agrícolas que tenham sistemas próprios de gestão de dados, a ferramenta também permite fazer a comunicação através de APIs, interface de programação de aplicativos.

ConectarAGRO

Para que os produtores das mais diversas regiões agrícolas brasileiras usufruam de todas as vantagens da solução AFS Connect, a Case IH também encontrou a forma para ajudar a levar acesso à internet ao campo. 

A iniciativa apoiada é o ConectarAGRO, que tem por objetivo conectar o campo brasileiro de forma efetiva, por meio da tecnologia 4G LTE 700MHz.

O ConectarAGRO conta com apoio da CNH Industrial de empresas do setor agrícola e de telecomunicações, como a Climate, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble. Além disso, é aberta a novas companhias do agronegócio que queiram apoiar a iniciativa. “Dessa forma, o produtor terá acesso, em tempo real, aos dados gerados pelas máquinas Case IH, além de obter outras informações climáticas e agronômicas”, destaca Silvio.

Proporcionar mais liberdade e flexibilidade ao agricultor é um grande diferencial do ConectarAGRO em relação a outras soluções tecnológicas disponíveis no mercado, que atualmente são fechadas, limitadas e trazem maior insegurança ao agricultor que as utiliza, dificultando sua adoção em larga escala.

Espaço AFS Connect

Todas as novidades relacionadas à agricultura de precisão da Case IH estarão no Espaço AFS Connect, no estande da Case IH na Agrishow. No local, o produtor vai encontrar informações sobre o ConectarAGRO, o portal AFS Connect, a Farmers Edge, os serviços de sistematização de áreas utilizando drones, os sistemas de pilotos automático e o AIM Command – sistema de controle de pulverização bico a bico instalado nos pulverizadores que controla vazão, faz taxa variável e compensação de curvas.

Pulse

Outra novidade que estará nesse espaço é o Pulse. O Hub de Inovação da Raízen é um dos ambientes mais importantes no Brasil para startups do agronegócio e tem parceria com a CNH Industrial para fomentar e facilitar o desenvolvimento de soluções inovadoras que geram mais produtividade ao produtor. Durante a Agrishow, algumas das startups residentes no Pulse, como a Agribela, Drop, SIMA e Agriconnected, estarão presentes para endossar a experiência dos visitantes ao espaço.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.