Tecnologia

Sondex e a Bioenergética Aroeira firmam parceria de conversão tecnológica no setor sucroalcooleiro

O objetivo é ganhar produtividade e redução de consumo energético
Por:
40 acessos

A Sondex, empresa do Grupo Danfoss e maior player global em soluções de trocadores de calor, e a Usina Bioenergética Aroeira desenvolveram um projeto que representará uma conversão tecnológica no setor sucroalcooleiro. Trata-se de um sistema de evaporação da solução de açúcar, também conhecido como concentração de sacarose de caldo clarificado, baseado na utilização de evaporadores a placas da Sondex.

Previsto para entrar em operação no segundo trimestre de 2018, o sistema tem como principais atributos gerar ganhos de produtividade e reduzir o consumo energético. “O cliente buscava uma solução completa e não somente os equipamentos. A Sondex entregou toda a engenharia de processo, incluindo fluxograma, dimensionamento dos vasos, estudo de perdas de carga do sistema com bitolas de linhas e válvulas e a lógica de operação do sistema. Este é um diferencial único no mercado em termos de solução e a Sondex mantém sua diretriz de customizar as demandas. Este projeto conta com quatro dos maiores evaporadores a placas fabricados na América Latina, tudo isto agregado a muita tecnologia de projeto e qualidade de fabricação”, explica Carlos Funes, gerente geral da Sondex Brasil.

A Bioenergética Aroeira é uma usina sucroalcooleira referência na produção de energia limpa e renovável. Instalada estrategicamente no município de Tupaciguara, a 50 km de Uberlândia, na área definida pelo Zoneamento Ecológico Econômico do governo de Minas Gerais, a empresa foi projetada para produzir etanol de forma sustentável, respeitando as normas de segurança e preservação ambiental, gerando valores para seus colaboradores, investidores e sociedade em geral. Uma das formas para atingir esse objetivo é a utilização de tecnologias inovadoras e eficientes.

“Em nome da Bionergética Aroeira, estamos satisfeitos com a parceria técnica com a Sondex. Ao utilizar a tecnologia da empresa, temos uma excelente solução para nosso propósito de economia de energia”, destaca José Rubens Bevilacqua, CEO da Bioenergética Aroeira.

Além deste projeto, a Sondex já forneceu outros equipamentos para a Aroeira, como outros modelos de trocadores de calor para resfriamento de vinhaça e aquecedores de caldos clarificado e primário, recebendo, inclusive, carta de referência devido a qualidade dos produtos e serviços, como prazo de entrega e assistência técnica.

Em 2016, o Grupo Danfoss adquiriu 100% da Sondex Holding S/A, tornando-se assim o maior player global em soluções de transferência de calor. “A Sondex representa um par ideal ao segmento de negócios Danfoss Heating. Combinar os dois negócios é uma alavanca importante para desenvolver a já forte posição no mercado de energia distrital e HVAC, além de aumentar a relevância nas indústrias como marine, alimentos e bebidas, offshore e refrigeração industrial”, finaliza Funes.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink