CI

Soro de plasma de cavalos será testado contra Covid

O objetivo do soro é amenizar os sintomas da doença nas pessoas já infectadas


Foto: Pixabay

O Brasil avança em uma pesquisa com soro obtido a partir de plasma de cavalos para ser usado no tratamento dos sintomas da Covid-19. O Instituto Butantan, detentor do estudo, solicitou a Anvisa liberação para iniciar os testes em humanos.

Os estudos com o soro anti-Covid começaram no ano passado. Pesquisadores isolaram o vírus, inativaram e aplicaram em 800 cavalos na fazenda do instituto em Araçariguama (SP). Alguns animais responderam ao vírus com anticorpos. Esse plasma foi coletado e processado nas instalações do Butantan, dando origem ao produto. 

Os estudiosos observaram quanto tempo levava para o animal produzir os anticorpos e como eles agiam para barrar o coronavírus. A última fase de testes ocorreu em janeiro, quando os pesquisadores passaram a testar o vírus ativo da Covid e os resultados foram positivos.

"Os animais que foram tratados tiveram seu pulmão protegido, ou seja, não desenvolveram a forma fatal da infecção pelo coronavírus, mostrando que os resultados de estudos em animais são extremamente promissores e esperamos que a mesma efetividade seja demonstrada agora nesses estudos clínicos que poderão ser autorizados”, disse o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. 

O objetivo do soro é amenizar os sintomas da doença nas pessoas já infectadas e impedir que ela progrida já no começo. Ele não é capaz de curar nem de prevenir a doença. A pesquisa é desenvolvida pela USP e, segundo o Butantan, já teria 3 mil frascos prontos para iniciar os testes. A expectativa é que a Anvisa libere os testes até esta sexta-feira (26).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.