Sou de Algodão anuncia parceria com João Pimenta para SPFW N46

Algodão

Sou de Algodão anuncia parceria com João Pimenta para SPFW N46

Sou de Algodão com diversas ações para incentivar o uso da fibra na indústria têxtil do país participa novamente do São Paulo Fashion Week
Por:
282 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente

O Sou de Algodão, movimento desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com diversas ações para incentivar o uso da fibra na indústria têxtil do país participa novamente do São Paulo Fashion Week. Nesta edição, fará sua primeira parceria com João Pimenta e patrocina o Projeto Estufa, iniciativa do SPFW para apresentar novas formas de criar, distribuir e produzir moda, o qual o estilista representa.

Para o desfile feminino que acontece dia 22 de outubro, João Pimenta fez uma imersão no universo do movimento e criou uma coleção inteiramente feita de algodão, com uma fibra só, o que representou um desafio para o estilista que costuma trabalhar com muitos fios. “Quis quebrar também um tabu, porque as mulheres brasileiras não consomem muito algodão, a não ser na camisa, no jeans, elas ainda acham que demora a secar, que amassa. Toda fibra natural amassa, vide o tafetá de seda e o linho’’, conta Pimenta.

Em seu processo criativo, o estilista fez uma visita à Fazenda Pamplona, em Cristalina/GO, para conhecer pessoalmente todo o processo de produção do algodão sustentável e outra para a Bordana, cooperativa que tem um trabalho de inclusão socioeconômica de mulheres através do bordado e da cultura do cerrado goiano.

Para o desfile na 46ª edição da semana de moda nacional, o movimento trouxe 10 marcas parceiras para colaborações, que forneceram desde os bordados e fios até os tecidos usados na coleção. Bordana, Canatiba, Cataguases, Cedro Têxtil, ITM Têxtil, Norfil, Santanense, Trecê Brasil, Urbano Têxtil e Vicunha estarão na passarela em criações inéditas assinadas por João Pimenta.

“Estar mais uma vez na São Paulo Fashion Week tem uma importância, inclusive simbólica, para o Sou de Algodão. Primeiro, porque foi nesse evento, o maior da moda no país, que nosso movimento estreou, mostrando aos players brasileiros e ao público participante que a moda pode ser, sim, mais natural e sustentável, sem perder em estilo e criatividade. Nesse retorno ao SPFW, estamos com parceria com o estilista João Pimenta, que não somente abraçou o movimento, como produziu uma coleção 100% algodão. Ele teve oportunidade de conhecer o modelo de produção da matéria-prima numa fazenda; de ver a colheita e o beneficiamento de perto e isso, com certeza, foi não só uma fonte de inspiração, como um diferencial, na medida em que ele pôde conhecer a dinâmica logística do processo, e, assim, criar dentro de parâmetros factíveis. A coleção sai pelo Selo Estufa e está linda. O fato de ser voltada para mulheres também é significativo, pois mostra para esse segmento, um dos que menos consome a fibra natural, que o algodão vai além do casual e despojado e pode ser também luxuoso. Essa versatilidade faz toda a diferença”, comemora Arlindo Moura, presidente da Abrapa.

Serviço - Desfile João Pimenta - feminino 
Data: 22 de outubro 
Local: ARCA - Av. Manoel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina. 
Horários: 20h30

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink